Noticias pelos estados

RIO GRANDE DO SUL: Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) elege nova mesa diretora para a gestão 2024-2026

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) elegeu a nova mesa diretora para a gestão 2024-2026, composta pela presidente, representante da Emater – Ascar, Ivanir Maria Argenta dos Santos, e pela vice-presidente, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Cátia Siqueira. A posse foi dada pelo secretário da pasta, Beto Fantinel, na sala de reuniões da Sedes.

No ato de nomeação da mesa, o secretário Fantinel agradeceu a atuação da ex-presidente e ex-vice-presidente, Iride Caberlon e Carla Capitânio, nos últimos dois anos. “Temos muitas ações a comemorar. Avançamos muito e tudo isso é fruto do trabalho e dedicação. Quem chega agora irá gerir o Conselho com a perspectiva de que iremos avançar mais. Da parte da nossa gestão, há disposição para caminharmos juntos”, declara Fantinel.

O titular da Sedes fala ainda que existe um caminho longo pela frente para estruturar equipamentos e garantir cofinanciamento para projetos como centros de convivência para a população idosa, equipamentos que irão oferecer acessibilidade e dignidade para seus usuários.

Nova mesa diretora

A presidente eleita para a nova gestão do CEI fala que o trabalho do conselho se faz com a equipe de 32 membros e seus suplentes, além do poder público, em prol do envelhecimento com qualidade de vida da pessoa idosa no estado. “O apoio que temos do governo, junto com a sociedade civil, é voltado para a população idosa e nós vamos trabalhar para isso”, conclui Ivanir.

A vice-presidente, Cátia Siqueira, ativista da área de políticas públicas para a pessoa idosa há mais de 20 anos, defende que as transformações acontecem com o trabalho integrado entre o poder público e a sociedade. Siqueira também relata que a Sedes tem apoiado a causa junto ao governo do estado para trazer melhorias para qualidade de vida da população idosa que mais necessita de amparo no Rio Grande do Sul.

CEI-RS

O Conselho foi criado por meio do Decreto nº 32.989/88 com o intuito de estabelecer diretrizes de políticas públicas para o idoso. Dentre as atribuições do órgão está a fiscalização das entidades governamentais e da sociedade civil no que diz respeito ao atendimento à pessoa idosa e acompanhar a elaboração das propostas orçamentárias do Estado. Além disso, também é gestor do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Funepi), cujos recursos garantem que serviços, projetos e programas para a população idosa sejam executados.

Fonte: https://social.rs.gov.br/