A governadora Fátima Bezerra assinou o decreto nº 33.471 que instituiu a Comenda Hanna Yousef Emile Safieh que agracia 35 pessoas e autoridades com destaque na pauta dos migrantes, refugiados e apátridas na abertura da 1ª Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia do Rio Grande do Norte (Comigrar), na Escola de Governo.
A premiação tem como objetivo homenagear personalidades e/ou organizações que tenham se destacado na promoção dos direitos desses grupos ou contribuído para políticas de inclusão no estado.
Entre os agraciados estão Hanna Safieh (in memorian) que dá nome à Comenda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Fátima Bezerra, Marcos Dionísio (in memorian) e a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, titular da pasta no Governo do Estado responsável pela política estadual sobre migração, refúgio e apatridia.
A entrega da Comenda será realizada anualmente, durante as atividades da Semana Estadual do Refugiado, Apátrida e Migrante, e será conferida a um total de 20 indivíduos ou organizações.
Os candidatos elegíveis para receber a Comenda serão indicados pelo Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN).
Entre os agraciados estão Hanna Safieh (in memorian) que dá nome à Comenda, o presidente Lula, a governadora Fátima Bezerra, Marcos Dionísio (in memorian) e a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, titular da pasta no Governo do Estado responsável pela política estadual sobre migração, refúgio e apatridia.
A chefe do Executivo estadual também assinou as leis que tornam de utilidade pública e reconhecem a Associação de Solidariedade ao Imigrante do RN e a Sociedade Beneficente Muçulmana do RN, além de quatro protocolos de Entendimento de Adesão à Cátedra Sérgio Vieira de Melo entre a UFRN, UERN, IFRN, PAX-Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
Neta do homenageado, Diana Andrade Safieh leu um discurso de duas páginas apresentando o avô, morto em 2022 aos 79 anos, e emocionou a audiência da Conferência. Ela falou sobre a trajetória de Hanna Safieh, que saiu de Jerusalém em 1943 diante da invasão israelense. Em 1965 foi para a Bélgica onde se formou em Física. Em 1980 fez doutorado em Ciências Químicas pela Universidade de Louvain onde conheceu Jacira Safieh, presente à solenidade e com viveu por 50 anos.
Hanna foi um dos fundadores do curso do Departamento de Química da UFRN, onde lecionou por 19 anos. Também lecionou em centros de pesquisa no Brasil, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde desenvolveu estudos sobre a química da combustão de foguetes. Por 14 anos ele foi diretor técnico da Codern.
“Em meio a tudo isso, nunca se afastou da luta pela libertação da Palestina: Foi um dos fundadores da Confederação Palestina na América Latina e Caribe (COPLAC), a qual se tornou presidente, anos depois. E em 2017, em reconhecimento a sua dedicação ao povo palestino, foi eleito Presidente Honorário da Instituição”, declarou Diana.
Antes de assinar o Decreto instituindo a Comenda Hanna Yousef Emile Safieh, a governadora fez um depoimento sobre o homenageado que, segundo ela, faz parte também de sua história. Fátima Bezerra fez um breve e emocionante memorial sobre a amizade com Hanna. “Ele fez parte de minha história”, revelou aos presentes. “No início da luta contra a ditadura militar, Hanna Safieh chegou junto e foi quem abriu as portas para receber Lula no Rio Grande do Norte”. Lembrou que ele era uma pessoa solidária e amorosa e da defesa em favor do povo palestino.
A governadora assinou o Decreto e entregou a comenda à Emile Yousef Safieh e à neta Diana, e falou que vai agendar a entrega da Comenda ao presidente Lula com a família do homenageado. “Seu avô lutava por isso: paz e justiça social”, falou Fátima Bezerra a Diana.
Fonte: www.sethas.rn.gov.br