A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos faz parte do “Registre-se”, que acontece todos os anos. Dessa vez, de forma itinerante, o município de Belford Roxo recebeu os dois equipamentos móveis para emitir mais de 250 Certidões de Nascimento, além dos serviços de documentação básica. O ônibus do Justiça Itinerante e da Defensoria Pública.
Só no ano passado foram realizadas mais de 3 mil certidões gratuitas no Registre-se, uma parceria do Governo do Estado com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e diversos órgãos estaduais e municipais com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento, ampliar o acesso à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade e promover a cidadania plena.
A merendeira do município, Andréia Duarte Vieira, de 54 anos, relata a dificuldade para poder se casar e graças à ação do Governo do Estado em parceria com o CNJ ela conseguiu gratuitamente a inclusão do nome materno na sua certidão e a isenção de taxa para o seu matrimônio.
– Há época que eu fui registrada, não pude incluir o nome da minha mãe na Certidão de Nascimento. Agora com 54 anos precisei casar e retirar meus antecedentes criminais e fiquei impossibilitada por não ter o nome da minha mãe no documento. Isso tem me dado muita dor de cabeça. Ouvi falar do “Registre-se” e do Ônibus Itinerante, cheguei aqui e vou sair com a minha mãe inclusa no documento e vou poder casar, tudo de graça – comentou Andréia.
Fonte: https://www.rj.gov.br/