A abertura do I Encontro Encontro Nacional de Gestão do Suas, na noite desta terça-feira (3), no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa (PB) contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e a presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Aparecida Ramos de Meneses.
A ministra fez um panorama sobre a situação social no país, desde a década de 90, passando pelo governo Lula e ressaltou a importância de programas como o Bolsa Família e o Brasil Carinhoso.
“São 16,4 milhões de pessoas que passaram a receber no mínimo R$ 70, o que significa um ganho importante, porque tiramos da situação de extrema pobreza a maioria das pessoas que estão no cadastro único. Ainda, precisamos ir em busca dos extremamente pobres que não estão no cadastro único para que todos tenham acesso a escola, emprego e renda, ou seja a um conjunto de benefícios que temos na saúde, na educação e na assistência”, disse.
A presidente do Fonseas, Aparecida Ramos, saldou os convidados e falou da importância de discutir a assistência social com os gestores. “Este é um evento em que estaremos reunidos durante três dias discutindo as melhorias para o Sistema Único de Assistência Social. Daqui sairão diretrizes e metas para a consolidação deste Sistema”, destacou.
Participantes – Também estavam na mesa de abertura, a Secretária Nacional da Assistência Social, Denise Colin; a presidente do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), Luziele Tapajós; o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Valdiosmar Vieira Santos e o presidente do Conselho de Assistência Social da Paraíba, Leonardo Pessoa.
O evento é promovido pelo Fonseas e MDS, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh).
Revista – A presidente do Fonseas, Aparecida Ramos, anunciou o lançamento da Revista Fonseas. “Esta é uma publicação que tem o propósito de trazer uma discussão teórica qualificada sobre o Brasil e a Política de Assistência, além de constituir um local permanente em que os gestores possam contribuir com experiências de seus estados para a efetivação da política de assistência social no país”, frisou.
A publicação foi apresentada pela assessora técnica do Fonseas, Jucimeri Silveira, que destacou a participação de alguns estados como Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Pará e Amazonas.
Entre os assuntos abordados estão temas como vigilância, monitoramento e gestão da informação; gestão do trabalho e educação permanente no Sistema Único de Assistência Social (Suas); apoio técnico e assessoramento aos municípios e financiamento no Suas. A publicação também traz assuntos como desenvolvimento regional, enfrentamento à pobreza, controle social e gestão do Suas e implantação do suas no Estado
Programação – A primeira conferência da noite “Proteção Social no Brasil e o enfrentamento à pobreza – pacto federativo no Suas”, foi proferida pela professora Joaquina Barata Teixeira – Universidade Federal do Pará.
Nesta quarta-feira (5), pela manhã, a Secretária Nacional de Assistência Social falará sobre “Planejamento e Gestão Financeira no Suas: a nova Norma Operacional Básica”. A tarde, haverá mesas simultâneas sobre assuntos como Gestão da Informação e Vigilância, relação Suas/Sinase, Peti, entre outras.