Sem categoria

Pronatec/Brasil Sem Miséria forma primeira turma em Fortaleza

A diarista Antonia Edna Lopes de Souza, 35 anos, moradora de Fortaleza, durante dois meses assistiu às aulas do curso de Zelador, na esperança de conseguir um emprego com carteira assinada. Ela foi uma das 442 pessoas que receberam o certificado da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Brasil Sem Miséria na capital cearense, nessa semana.

Com o documento na mão, Antonia Edna acredita que agora vá mudar de profissão. Karla Karan, coordenadora do Cadastro Único e do Bolsa Família na capital cearense, explica que a prefeitura aliou os cursos a outras ações, como um balcão de empregos, para que, ao saírem da qualificação, os alunos possam ser encaminhados a vagas de trabalho. “O dia de hoje representa, para eles, mais um passo para a conquista da cidadania”, afirma.

A maior parte dos alunos que participaram dessa primeira turma do Pronatec/Brasil Sem Miséria, que envolveu a qualificação em 19 cursos técnicos (tabela a seguir) é desempregada. Todos estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e se encontram em situação de extrema pobreza. Além do material didático, eles receberam auxílio alimentação e transporte para facilitar sua participação. A formatura aconteceu na segunda-feira (2).

Inclusão – Parte do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Pronatec oferece cursos profissionalizantes com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica, com recursos do Ministério da Educação. Neste ano, o programa vai qualificar 3,1 mil pessoas na cidade de Fortaleza. Em todo Ceará, já aderiram ao programa 41 municípios, com previsão de qualificação de 16,3 mil cidadãos em 2012. Em todo o país, serão capacitadas 256 mil pessoas.

O diretor de Inclusão Produtiva Urbana do MDS, Luiz Müller, explica que, além dos cursos, o Ministério oferece recursos às prefeituras para a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). “Com o Pronatec, o beneficiário do Bolsa Família pode se qualificar a estes postos de trabalho”, diz.

As inscrições para mais de 20 cursos que serão realizados no segundo semestre já estão abertas nos 24 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. Interessados devem levar CPF, RG, histórico escolar e Número de Inscrição Social (NIS).

Ascom/MDS