A primeira ação de 2017 do Novo Olhar, projeto da Fundação Leão XIII, ligada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, reuniu quase 600 pessoas, em Santissimo, na Zona Oeste. Elas tiveram acesso a consultas médicas, exames oftalmológicos e, daqui a um mês, vão receber os óculos gratuitamente de acordo com o grau de cada paciente em dia e local marcados. O objetivo é que todos os meses ações como essa sejam realizadas em diferentes pontos do Estado do Rio de Janeiro.
“Essa é a minha primeira semana à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos e é com muita alegria que participei hoje da primeira ação de 2017 do Novo Olhar. Apesar da crise, conseguimos retomar esse projeto, que é muito importante para a população ao oferece exames de vista e óculos gratuitos. Não estamos fazendo um favor a essas pessoas, já que os óculos e os exames são pagos com o dinheiro do contribuinte, com os impostos pagos por todos nós”, destacou o secretário Pedro Fernandes.
O projeto é destinado a quem ganha até dois salários mínimos e tem, no mínimo, 40 anos de idade. Para a dona de casa, Marcia da Silva Soares, 51 anos, moradora de Santissimo, a ação da SEASDH chegou em boa hora. “Eu precisava trocar os óculos e cheguei a fazer uma pesquisa de preço. Uma armação simples sairia por mais de R$400. É, sem dúvida, uma economia no meu orçamento, já que os exames são de graça, assim como a armação. É uma boa iniciativa e espero que dê tudo certo para todos e que saiam satisfeitos com os óculos no seu grau”, disse Marcia, que foi indicada por um amigo.