Os Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) tem um papel fundamental na vida de muitos jovens, que assim como Álvaro Queiroz (17) e Sabrina Silva (18), tem a oportunidade de se qualificar e ingressar no mercado de trabalho. “Eu frequento o CITS Mucuripe há um ano e nesse tempo tenho aprendido muito, fiz o curso de Auxiliar Administrativo e agora fui classificado para participar do Projeto Cozinha Criativa e minhas expectativas são as melhores”, declarou o aluno, durante a aula inaugural do projeto que ocorreu na tarde da última terça-feira(7), no CUCA da Barra.
“A parceria entre Prefeitura e Governo do Estado tem sido promissora em diversos projetos de capacitação como Juventude na Onda e, agora, o Cozinha Criativa que vai ampliar o atendimento aos jovens através das nossas sete unidades de CITS, espalhadas nos bairros periféricos de Fortaleza. Queremos que todos tenham acesso a qualificação para que possam concorrer em condições justas às vagas de emprego ofertadas em nosso mercado”, declarou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, que participou da aula inaugural do projeto ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do secretário de Juventude, Júlio Brizzi.
“Precisamos ressaltar que apesar da crise ainda há empregos sendo ofertados e faltam pessoas qualificadas para preencher as vagas, por isso é tão importante projetos como este, que valorizam a qualificação e autonomia dos nossos jovens, para que possam atuar em diversos setores do nosso mercado de trabalho”, explicou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Protagonismo juvenil
O Projeto Cozinha Criativa vai qualificar 400 jovens oriundos da rede pública de ensino, desse número, 325 serão capacitados nas sete unidades dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Os cursos disponíveis são: Doces e Salgados, Panificação, Lancheiro, Quentinha, e Confeiteiro , as aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, com carga horária de 272h/a (3 meses + 1 semana e 3 dias). Os jovens selecionados receberão ajuda de custo no valor de R$ 100,00, vale-transporte e lanche, os alunos serão distribuídos em 16 turmas, terão aulas nos CITS, no Cuca Barra e na sede do Programa Adolescente Cidadão. Os alunos receberão aulas práticas e teóricas de forma gratuita e desenvolverão atividades sobre Cidadania, Direitos Humanos, Mercado de Trabalho e Gastronomia.
Geração de empregos
O CITS mantém, sob coordenação da STDS, unidades nos bairros Conjunto Ceará, Parque São José, São Bernardo, Lagamar, Jangurussu, José Walter e Mucuripe, onde são realizados cursos de Corte e Costura, Maquiagem, Cabeleireiro, Operador de Turismo, Corte e Escova, Depilação, Manicure, Design de Sobrancelhas, Eletricista, Produção de Bijuterias, Jardinagem e Assistente Administrativo. Até outubro do ano passado, 464 jovens já haviam sido capacitados nos CITS.
As unidades atendem a comunidade por meio de qualificação profissional para jovens e de oficinas com as famílias. São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada centro, fortalecendo a economia dos bairros. As unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando o encaminhamento dos estudantes ao mercado de trabalho. Cada CITS possui auditório com estrutura para realização de videoconferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimidia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiro e almoxarifado.