Noticias pelos estados

PERNAMBUCO- Marca presença nas reuniões do Fonseas e da CIT, em Brasília

A secretária Carolina Cabral, titular da SDSCJPVD, cumpriu agenda cheia durante os dois dias que passou em Brasília, ela participou da reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas). Entre as pautas discutidas estavam detalhes sobre o encaminhamento de indivíduos oriundos do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM) para unidades de acolhimento institucionais mantidas por gestões municipais e estaduais; e o custeio das despesas da sociedade civil para participação da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para dezembro próximo, em Brasília.

Além disso, secretários e secretárias também debateram a implementação da Lei 14.674/2023, que altera a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). A nova redação inclui o pagamento do auxílio-aluguel, por até seis meses, para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os recursos para esse benefício estão no âmbito do SUAS.

“Essa questão dos recursos para o auxílio-aluguel ainda não foi debatida nas instâncias de pactuação e de controle social do SUAS. Reuniões como esta são essenciais para que a gente traga esses gargalos para a discussão, pois o diálogo enriquece muito a troca de estratégias tanto para a oferta de serviços quanto para o enfrentamento às violações de direitos”, pontuou Carolina.

Ainda na segunda, a secretária esteve no Escritório de Representação de Pernambuco em Brasília, que dá apoio às pastas estaduais na capital federal. Carolina se reuniu com o consultor técnico Romildo Gastão e com a gerente de captação de recursos, Luciana Gouveia.

Reunião da Comissão Intergestores Tripartite
Na terça (31/10), a secretária participou da 21a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Instância de negociação e pactuação quanto aos aspectos operacionais da gestão do SUAS, a CIT é um espaço de articulação entre gestores da União (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), dos estados (Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social) e dos municípios (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social).

Entre os tópicos da pauta estavam o Censo SUAS 2023; as diretrizes do plano de ação e monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, no âmbito do SUAS, conforme determinado pelo STF; e a proposta de desenho para o novo Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no SUAS (Procad SUAS II).

“O novo desenho do Procad SUAS segue uma trilha de aprimoramento, para qualificar e consolidar o Cadastro Único como tecnologia social que permite a identificação de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da correção de distorções nessa enorme base de dados, tão essencial às políticas de assistência desenvolvidas no Brasil”, sintetizou Carolina Cabral.

Fonte: https://www.sdscjpvd.pe.gov.br/