No segundo e último dia da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, nesta quinta-feira (21), no Recife, gestores públicos, servidores, especialistas e profissionais do setor reuniram-se em grupos de trabalho para propor e debater ações de atuação da política de assistência social para Pernambuco e o Brasil. Realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS – PE), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), o evento será norteador para a 13ª Conferência Nacional, que acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.
As propostas foram guiadas pelos eixos temáticos “Financiamento”, “Controle Social”, “Articulação entre Segmentos da Sociedade Civil”, “Serviços, Programas e Projetos” e “Benefícios da Transferência de Renda”. As sugestões aceitas serão apresentadas e defendidas no evento nacional por 72 delegados e delegadas pernambucanos eleitos ao final da conferência estadual. Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a realizar a etapa estadual das conferências em 2023.
“O processo conferencial é muito importante para nós que fazemos a assistência social. Todos os municípios de Pernambuco e o distrito de Fernando de Noronha realizaram suas conferências municipais e, nestes dois dias, estiveram conosco nesta etapa estadual, com seus delegados eleitos. Daqui, saem as propostas a serem enviadas tanto para o governo estadual quanto para o federal, reforçando, assim, a relevância do cuidado em ouvir todas as vozes em cada uma das etapas deste grande encontro”, ressaltou o secretário executivo de Assistência Social e presidente do CEAS-PE, Carlos Braga.