Sem categoria

PERNAMBUCO – CIB/PE realiza Reunião Ordinária para pactuar benefícios e Cozinhas Comunitárias

Foi realizada a 233ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE). Em decorrência das chuvas, o encontro ocorreu de forma remota e estabeleceu diretrizes importantes para a assistência social no estado, com foco na pactuação de Benefício Eventual Emergencial e na expansão das Cozinhas Comunitárias em diversos municípios.

Durante a reunião, os representantes da CIB/PE iniciaram os trabalhos com a apreciação da ata da sessão anterior, ocorrida em 10 de abril. Na sequência, a pauta central concentrou-se na definição de Benefício Eventual Emergencial para atender às necessidades imediatas das populações de Araripina, Bezerros e Santa Maria da Boa Vista.

Um dos pontos de destaque foi a discussão e pactuação da expansão da rede de Cozinhas Comunitárias. Nesse sentido, foram definidas ações para a implantação da 2ª unidade em Águas Belas, Araripina, Ipojuca, Santa Terezinha, Solidão, São José da Coroa Grande, Terezinha, Poção, Tuparetama e Caetés, e a 3ª unidade em Granito, Arcoverde e Surubim.

Além dessas pactuações, a agenda da reunião incluiu a discussão sobre os Termos de Referência das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Apoio Técnico aos Municípios. Os participantes também dedicaram-se à análise do status dos Termos de Aceite referentes ao cofinanciamento de 2025, à apresentação do balanço dos pagamentos dos recursos pactuados neste ano (realizada pelo GFEAS), e à definição da data da reunião online para tratar da atualização do Regimento Interno da CIB. A reunião foi concluída com a apresentação de informes por parte do CEAS, COEGEMAS, SECOF e SEASS.

Em sua avaliação, a Secretária Executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, destacou a importância das deliberações para o avanço da assistência social em Pernambuco. “As pactuações realizadas nesta reunião representam um avanço significativo para garantir o suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e promover a segurança alimentar em diversos municípios de Pernambuco. A CIB/PE desempenha um papel fundamental na articulação das políticas públicas em nosso estado, e estas decisões, que incluem tanto o Benefício Eventual Emergencial quanto a expansão das Cozinhas Comunitárias, são essenciais para o bem-estar da nossa população.”

Fonte:https://www.sas.pe.gov.br/