Produtos da agricultura familiar do Programa de Aquisição de Alimentos de diversas regiões do Estado, como hortifruti, leites e derivados, estão chamando a atenção de expositores e visitantes da Expofeira Paraíba Agronegócio, no estande montado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e sua Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes). Já no espaço denominado “Feirinha”, os visitantes podem comprar esses e outros produtos diretamente aos produtores e cooperativas.
A Expofeira Paraíba Agronegócio é um evento realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), em parceria com Faepa/Senar e Sebrae, que se estende até domingo (24), no Parque de Exposições Henrique Vieira A. de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, comentou sobre a satisfação de trazer para o evento algo com que a secretaria trabalha diariamente. “Queremos mostrar a diversidade da interlocução da Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Humano. Partindo do agricultor ou produtor de leite até chegar àquele que está na cidade precisando do acesso ao alimento de qualidade. A Sedh fomenta essas pequenas iniciativas, estimula o desenvolvimento de forma territorial e preconiza pela segurança alimentar e nutricional. Nós apoiamos o campo e empoderamos mulheres quando damos acesso aos direitos, e o alimento é um direito fundamental.”, ressaltou.
A coordenadora Estadual do PAA-Leite e uma das responsáveis pelo estande da Sedh, Telma Vírginia, contou que apresentar na Expofeira Paraíba de Agronegócio os Programas de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea e Leite é uma oportunidade de mostrar a força que a produção da agricultura familiar tem no estado da Paraíba. “Nós somos o Estado com o maior rebanho caprino, e isso é representativo demais! Quando trazemos esses produtos e apresentamos ao público como esses programas acontecem, a população toma conhecimento de que o Governo do Estado segue firmemente empenhado em atender à população ao tempo que ele fomenta a economia local”, enfatizou.
A comerciante pessoense Márcia Andréa provou o queijo de leite de cabra e comentou: “Eu tenho um mercadinho aqui em João Pessoa, lá não tem o queijo de leite de cabra, mas eu provei e recomendo. É muito interessante esse espaço onde podemos conhecer produtos diferenciados”.
PAA-Leite – atualmente com convênio vigente desde dezembro/21 até dezembro de 2023, o programa é executada em79 municípios, atendendo 26 mil beneficiários diretos, com até 7 litros de leite de cabra ou vaca por semana. Recebe leite de mais de 1500 produtores da agricultura familiar e nove usinas de beneficiamento.
PAA-CDS – consiste na compra do agricultor familiar e a doação para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, o Governo da Paraíba comprou e doou mais de R$ 9 milhões em alimentos. Em 2022, o recurso executado passou dos R$ 5 milhões.