Um total de 525 famílias que sofreram o processo de desintrusão das terras indígenas do Alto Rio Guamá, foram contempladas com o ‘benefício eventual’ durante agenda do Governo do Estado, realizada no município de Nova Esperança do Piriá. O auxílio é fornecido aos cidadãos que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, vítimas de sinistros e/ou calamidade pública.
Em maio deste ano, as pessoas não indígenas que moram em áreas dos municípios de Nova Esperança do Piriá e Garrafão do Norte, no nordeste paraense, ocupadas ilegalmente na Terra Indígena Alto Rio Guamá, foram orientadas, por determinação da Justiça Federal, a desocupar voluntariamente a área, e desde então, passaram a receber suporte por parte do governo estadual.
O governador Helder Barbalho esteve presente e durante a agenda reforçou a importância da garantia e agilidade na entrega do recurso. “Ao sermos acionados, tratamos de garantir que o time da assistência social estivesse presente, junto ao time da Cohab para o cadastro das famílias. E hoje estamos aqui autorizando benefício para mais de 500 famílias, que somando às de Garrafão do Norte e de Viseu, chegam a 1000 famílias beneficiadas. Se você não foi atendido, mas atende a todos os critérios exigidos, procure a secretaria de assistência do município. A agência que inauguramos estará aberta para atender a todos”, informou o governador.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) é quem realiza o controle e a execução do auxílio, que garante um salário mínimo pelo período de três meses. Para esta ação foram investidos 2 milhões e 79 mil reais.
“Nós fomos muito procurados pelas lideranças dos municípios durante o processo de desintrusão, para que o Governo do Estado oferecesse suporte às famílias. O governador nos convocou e nós prontamente coordenamos a ação. Foi então que o benefício eventual foi liberado, a partir do levantamento realizado e enviado pela Prefeitura. Hoje, estamos entregando mais de 500 benefícios a essa população, e amanhã quem estiver na listagem poderá ir ao banco receber”, declarou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
As famílias receberão o recurso por meio da agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), inaugurada nesta terça-feira. Os pagamentos serão realizados de acordo com o calendário estabelecido por letra alfabética.
“É a segunda vez que o governador vem até o município e é sempre motivo de muita alegria. Dessa vez para dar esse auxílio de três salários mínimos às famílias que foram desintrusadas, e também o benefício do ‘Sua Casa’. Receber também uma agência do Banco do Estado, que é esperada a tanto tempo, vai contribuir na movimentação da economia e na vida dos servidores públicos. Pra nós é sempre uma satisfação”, completou a prefeita de Nova Esperança do Piriá, Alcineia Ferro.