Abordando a temática “O trabalho social com famílias no âmbito da Proteção Social Básica e Especial”, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizou na terça-feira (30), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos, em Salvador, um encontro de apoio técnico e assessoramento em Assistência Social aos municípios baianos. O público é formado por técnicos responsáveis pela execução dos serviços do Sistema Único de Assistência Social SUAS), indicados pelo gestor municipal.
“Com essa ação, que acontece sempre depois das reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o estado está cumprindo uma das metas do Pacto de Aprimoramento de Gestão, que é qualificar a gestão do SUAS nos municípios”, explica Cláudio Melo, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Proteção Social Básica da Superintendência de Assistência Social (SAS).
Com a iniciativa, segundo Melo, os municípios que enviam seus técnicos e gestores adquirem ferramentas para melhorar a gestão do SUAS e trabalham melhor nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e CREAS, atendendo e empoderando as famílias em situação de vulnerabilidade.
“É de extrema importância participar desses momentos, aproveitar e absorver todas as informações e conhecimentos repassados aqui”, conta o assistente social do município de Itaetê, Maurício Godnachuk. Para ele, o assessoramento técnico e o intercâmbio com outros profissionais e colegas são fundamentais para o alinhamento do discurso e da prática, “além de provocar reflexão sobre como viabilizar e fortalecer a Política de Assistência Social para as famílias, levando a um melhor atendimento à população nos municípios, que é o que mais importa”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SJDHDS