Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas começam a tecer novas oportunidades por meio do artesanato. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) lançou nesta segunda-feira (22), o projeto de capacitação na área, do qual participarão, inicialmente, cinquenta internos dos centros educacionais Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e Dom Bosco (CEDB). Além dos jovens, também participarão das oficinas as mães dos internos.
Orientada por profissionais da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), a turma do Cecal fabricará a coleção Íris, com produtos de tecelagem, que trará mantas, caminhos de mesa, jogos americanos e tapetes. Já os internos do CEDB produzirão a coleção Vime, que será composta por completa linha de material de escritório. Depois de prontas, as coleções serão comercializadas nas lojas da Ceart.
O titular da STDS, Evandro Leitão, destacou que os adolescentes poderão colocar em prática sua sensibilidade e criatividade.
“O projeto Ceart nas Medidas Socioeducativas é uma ferramenta de inclusão social que valoriza nossa identidade cultural e, o mais importante, dá a esses jovens e a suas famílias a oportunidade de aprender um ofício e gerar renda”, pontuou o secretário.
Capacitação – Os internos participarão de programas de treinamento que envolvem capacitação tecnológica com aulas sobre aperfeiçoamento da produção artesanal e desenvolvimento de novos produtos. Além disso, haverá módulo de gestão de negócios que tratará de associativismo, mercado, comportamento empreendedor, controles gerenciais e formação de preço dos produtos.
Para a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária da STDS, Amanaci Diógenes, a inédita parceria com os centros educacionais é uma oportunidade de formar novos artesãos.
“Por meio do manuseio das tipologias, os jovens terão contato com noções de design e acabamento, atividades que contribuirão para o aperfeiçoamento da prática profissional”, explicou.
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS