A IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos das Crianças e Adolescentes começa nesta quarta-feira (11), às 17h,com a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello na abertura. Até sábado (14), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, será discutida a pauta que tem, entre os temas, ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para enfrentar situações de violência contra crianças e jovens.
No encontro, serão debatidas as políticas previstas no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser concluído no final da conferência. A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, também estará presente. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) são os promotores do evento.
Os principais serviços oferecidos pelo MDS para crianças e adolescentes têm lugar nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Os primeiros trabalham com prevenção às diversas formas de violência contra esse público, enquanto os últimos atendem casos em que os direitos já foram violados. Existem atualmente no país 7.471 Cras em 5.471 municípios, e 2.083 Creas em 1.899 municípios, que recebem recursos do MDS.
A IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente foi precedida de etapas municipais e estaduais, nas quais foram apresentadas contribuições para a etapa nacional. O relatório final dos estados e do Distrito Federal pode ser acessado no site da conferência, onde também está a programação completa do evento.