A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, esteve em João Pessoa (PB) nesta semana, onde inaugurou o 1º Centro Dia de Reabilitação do Brasil, entregou certificados a alunos do Pronatec e participou do I Encontro Nacional de Gestão Estadual do Suas. Também acompanharam as atividades, a Secretária Nacional da Assistência Social, Denise Colin e a presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, Aparecida Ramos de Meneses.
O Centro Dia foi é uma ação que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. Em João Pessoa o Centro foi cofinanciado pelo Governo Federal, Governo da Paraíba e prefeitura. Os Centros oferecem apoio às pessoas com deficiência em situação de dependência e de risco social, como a extrema pobreza, o abandono e o isolamento. A meta é promover atividades de convivência, ampliação da autonomia e convívio familiar e comunitário.
A capital paraibana foi a primeira a concluir o processo de implantação, que teve como um dos principais critérios de seleção o maior percentual de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). O MDS já investiu R$ 4,5 milhões para a implantação de 19 Centros-dia em todo o Brasil.
Pronatec –Cerca de 2 mil jovens de 27 municípios paraibanos receberam na tarde desta terça-feira (4), os certificados dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – Pronatec/Brasil Sem Miséria.
O Pronatec Brasil Sem Miséria qualifica e permite a inclusão produtiva da população em extrema pobreza. De acordo com a ministra Tereza Campello, hoje faltam profissionais de nível técnico no país. “Oferecemos cursos da melhor qualidade, certificados pelo Sistema S e por institutos federais e estaduais. E esses certificados são uma prova que vencemos e que podemos construir um Brasil com inclusão”, disse a ministra.
Para a presidente do Fonseas e secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba (Sedh), Aparecida Ramos, o crescimento econômico tem que ser associado com desenvolvimento social para o Brasil estar entre as grandes potencias do mundo. “Temos na Paraíba quase 8 mil matrículas do Pronatec, além do Projovem Trabalhador, que está disponibilizando mais 7 mil vagas, e o Planteq com mais de mil vagas”, resumiu.
Encontro Nacional – Mais de 500 pessoas participaram da abertura do I Encontro Nacional de Gestão do Suas, na noite da última terça-feira, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. O evento reuniu, até esta quinta-feira (6), gestores estaduais e municipais, conselheiros da assistência social, técnicos da área e gerentes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).