O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED). No valor de R$ 1,6 milhão, a parceria é voltada ao desenvolvimento e à oferta de um curso de pós-graduação lato sensu em políticas sociais.
O MBA tem como objetivo a capacitação de servidores públicos ocupantes de cargos efetivos, nas esferas federal, estadual e municipal, que atuam na rede da assistência social nas políticas, nos programas e serviços do MDS. A previsão é formar 400 profissionais das três esferas, sendo 100 em uma turma piloto, seguida por uma primeira turma regular para 300 participantes.
A secretária nacional de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, destacou a importância e a amplitude que a parceria vai proporcionar para a qualificação dos servidores que trabalham com as políticas de desenvolvimento social.
“Nós optamos por fazer um curso mais amplo, com uma pós-graduação que traz um conjunto de políticas sociais brasileiras. Isso vai permitir que os nossos profissionais que trabalham com a política de assistência social, de desenvolvimento social e de segurança alimentar e nutricional possam transitar no curso conforme sua necessidade de aprendizado”, avalia.
O MBA será na modalidade a distância, no formato autoinstrucional, permitindo a integração na rotina dos servidores que atuam diretamente na execução das políticas. “É muito importante a pós-graduação lato sensu, pois ela atende mais pessoas que trabalham na ponta. É muito interessante que toda a cadeia de assistência social possa fazer esse curso, não só no âmbito nacional, mas também estadual e municipal”, comenta a presidente da Enap, Betânia Lemos.
Esta será a primeira vez que um MBA na temática alcançará também servidores ocupantes de cargos efetivos estaduais e municipais. O edital será divulgado em breve, detalhando a inscrição e o processo seletivo.
Assessoria de Comunicação – MDS