O coordenador geral de equipamentos públicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Antônio Leopoldo, se reuniu nesta terça-feira (20), com a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, para discutir a implantação de cozinhas emergenciais nos abrigos das cidades atingidas pelas enchentes.
Nesta primeira visita o coordenador fez uma avaliação da necessidade das cidades e das propostas existentes que serão executadas pelo estado e pelos municípios. Foi feito um estudo técnico analisando a infraestrutura necessária para a instalação. Segundo ele, o MDS está disposto a financiar 100% das cozinhas, contribuindo tanto com a parte técnica como com a estrutural.
Antônio Leopoldo informou ainda, que a quantidade de cozinhas instaladas será determinada de acordo com a necessidade do Estado. Elas funcionarão como unidades de alimentação e nutrição para a população e fornecerá diariamente as três refeições atendendo a 100 famílias por unidade.
“Deverá ser feito um cronograma de instalação dos abrigos para sincronizar a instalação das cozinhas” concluiu.
A secretária Solange Jurema, agradeceu o apoio do MDS que está disponibilizando sua equipe técnica desde que aconteceu a catástrofe e destacou a importância das cozinhas dentro de um abrigo. “Para esta reconstrução começar não basta ter barracas, é necessário também, lavanderias, banheiros e cozinhas, por isso essa ajuda do MDS será fundamental para a estruturação dos acampamentos“, disse.
Texto/Foto: Mirella Costa