Realizada anualmente no mês de agosto pelo Governo do Maranhão, sob coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), a campanha estadual Mês da Primeira Infância discutirá em 2024 o tema “Primeira Infância no SUAS e as múltiplas infâncias no Maranhão”.
Um dos objetivos da campanha é dar visibilidade à importância do investimento na primeira infância como janela de investimento única no desenvolvimento humano, dando ênfase na oferta de atendimento integral e multiprofissional à criança e sua família, especialmente nos primeiros mil dias de vida, considerando a diversidade das infâncias maranhenses.
“A primeira infância, desde a gestação até os três anos, é uma das fases mais importantes da vida humana. O que a criança experencia no início da vida reflete em todos os seus outros anos, em suas ações, atitudes, decisões e escolhas. Por isso, discutir e investir no atendimento integral e multiprofissional dos primeiros mil dias da criança é investir no futuro delas e fazer a diferença na nossa sociedade”, disse o secretário da Sedes, Paulo Casé.
Como parte da programação, a equipe técnica da Sedes reuniu nos dias 28 e 29 de agosto, das 9h às 17h, no Palácio Henrique de La Rocque, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assistentes sociais que atuam nos municípios maranhenses para o II Encontro Estadual Múltiplas Infâncias no Maranhão. O evento teve painéis sobre primeira infância no SUAS e o reordenamento do Programa Criança Feliz, além da importância da alimentação e nutrição na atenção primária em saúde. Além disso o encontro também abordou experiências exitosas dos municípios no acompanhamento aos povos tradicionais dentro da Primeira Infância no estado.
Além do encontro, durante todo o mês também foram realizadas reuniões online e webnários com as equipes municipais sobre orientações técnicas para a realização de uma programação estruturada e alinhada em cada região.
Fonte: https://sedes.ma.gov.br/