Noticias pelos estados

MARANHÃO – Formando e Cozinhando realiza formatura da 3ª turma de Cozinha Básica em São Luís

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Formando e Cozinhando, realizou a formatura de 25 alunos da formação em Cozinha Básica para residentes de São Luís. A cerimônia, que aconteceu no auditório da Sedes, reuniu alunos, ex-alunos, professores, chefs de cozinha, autoridades do estado e parceiros do programa social. Somando as três primeiras turmas, já são 110 alunos da capital maranhense formados e atuando no ramo da gastronomia.  

O secretário da Sedes, Paulo Casé, comemorou as conquistas do Formando e Cozinhando, e destacou os próximos passos do programa no estado. “O governador Carlos Brandão nos deu a missão de, em 2024, avançar na capacitação, formação profissional e na geração de emprego aos maranhenses e nós estamos seguindo nesse caminho. O Formando já está em seis regiões e com muitos lançamentos de cursos rápidos em São Luís e, em breve, vai chegar em muitos outros municípios também.”

O programa busca promover a qualificação das habilidades para profissionais da cozinha sem formação técnica, de baixa renda, com experiência mínima comprovada de 2 anos, e idade igual ou superior a 21 anos, por meio de aulas teóricas e práticas ministradas por Gastrólogos, Gastrônomos, Nutricionistas, e Chefs de Cozinha convidados, em conformidade com o Decreto Estadual nº 36.964, de 20 de agosto de 2021.

“O Formando me ajudou bastante, porque foi por causa dele que eu pude me tornar empreendedora, aprender mais, me qualificar mais e realizei o sonho de adquirir minha vitrine pra melhorar o meu trabalho e prestar um serviço de melhor qualidade para os meus clientes”, disse Cíntia Morais, aluna da 3ª edição do Formando e Cozinhando – São Luís.

Foram 248 horas de aulas distribuídas em 90 dias, sobre Cozinha Maranhense, Gastronomia Quilombola, ressaltando as raízes do estado, Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, Massas e Molhos Artesanais, Hamburgueria, Confeitaria, Enologia, entre outros conteúdos.  

“Tivemos a oportunidade e alegria de certificar 25 alunos e, agora, profissionais de cozinha, para que estejam no mercado da gastronomia. É o Governo do Maranhão, por meio da gastronomia social, dando oportunidade e fortalecendo a geração de emprego e renda aos maranhenses”, disse Ana Gabriela Borges, coordenadora do programa.  

Além da turma de São Luís e dos cursos de curta duração, estão em processo de formação alunos dos municípios de Guimarães, Cururupu, Barreirinhas, Vila de Atins e Imperatriz.

Fonte: https://sedes.ma.gov.br/