Noticias pelos estados

MARANHÃO – 1ª turma do projeto Padaria Artesanal recebe qualificação e certificação, em São Luís

Idealizado pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, o projeto Padaria Artesanal chegou ao Maranhão com o apoio do Governo do Maranhão e incentivo da primeira-dama do estado, Larissa Brandão, e tem como objetivo principal ensinar técnicas de panificação e boas práticas na cozinha para agentes multiplicadores que passarão os ensinamentos para outras pessoas em suas comunidades.  

“Mais uma oportunidade chegando na vida de vocês de, agora, poder empreender, ter independência financeira e gerar renda. Esse foi um projeto que conheci por meio da Lu Alckmin e logo que vi pensei em trazer para o Maranhão. Então, estou muito feliz de ver vocês sendo certificadas e recebendo a qualificação necessária para começarem a abrir seus próprios negócios e não produzirem apenas pães, mas bolos, salgados e outros alimentos que vocês já saibam fazer”, destacou a primeira-dama.  

Em novembro de 2023, a primeira-dama esteve em Brasília acompanhando cinco técnicos da Sedes e uma usuária da Cozinha Comunitária, no bairro Bequimão, para receberem a qualificação em padaria artesanal e, assim, compartilharem os conhecimentos adquiridos e formarem novos multiplicadores no Maranhão.  

Atualmente, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o projeto foi lançado no estado a fim de fortalecer as ações de combate à insegurança alimentar e impulsionar a inclusão socioprodutiva, a geração de emprego, renda e oportunidades aos maranhenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Dia muito feliz aqui na Cozinha Comunitária, pois estamos certificando as alunas da primeira turma aqui no Maranhão. Vale destacar o nosso agradecimento ao governador Carlos Brandão que tem a sensibilidade de abraçar projetos que impulsionam a inclusão socioprodutiva e fortalecem a promoção da segurança alimentar, e à nossa primeira-dama, Larissa, que junto com a Lu Alckmin, trouxe essa iniciativa importante para o nosso estado. Agora, a cozinha comunitária também terá cursos de capacitação nos períodos ociosos para que a gente consiga não apenas combater a fome, mas, também fornecer formação e capacitação para que essas chefes de família possam gerar ainda mais renda”, disse o secretário Paulo Casé.  

Nas dependências da Cozinha Comunitária do Bequimão, equipamento que compõe a rede de Restaurantes Populares, foram ministradas aulas teóricas e práticas para 28 alunas da primeira turma, todas residentes de São Luís e São José de Ribamar. Boas práticas na cozinha, manipulação correta de alimentos e técnicas de panificação foram alguns dos conteúdos ministrados nesses dois dias.

As alunas formadas foram certificadas com o apoio do SENAI Maranhão e, em breve, o projeto também chegará em Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, para formar mais agentes multiplicadores.

Fonte: https://sedes.ma.gov.br/