A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, presidiu evento no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A implantação do serviço Disque 100 e a maior sensibilização da sociedade possibilitaram que triplicasse o número de denúncias sobre abuso e violência sexual de crianças e adolescentes. A constatação foi feita, nesta quarta-feira (18), em Brasília, pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, durante evento alusivo à data que marca o enfrentamento da violência infanto-juvenil – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, no Palácio do Planalto, contou a participação da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Denise Colin.
Na ocasião foi feita a entrega do Prêmio Neide Castanha, em sua primeira edição, a entidades, programas, empresas e pessoas que atuaram em favor dos direitos das crianças e adolescentes, como a Casa do Teatro, em Foz do Iguaçu (PR). Durante a solenidade, foi feita a entrega do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, além do lançamento revisado, da nova versão da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e do Caderno Temático: “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”.