O Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Segurança Pública e Cultura, Esporte e Lazer, deu apoio institucional ao campeonato brasileiro de futebol gay, Champions Ligay.
Entre as medidas de apoio ao evento a Brigada Militar fez o policiamento externo do local (complexo esportivo Soccer City, próximo a Estação Farrapos do Metrô de Porto Alegre) e o Corpo de Bombeiros deu prioridade na análise e liberação do PPCI para realização da atividade.
Durante a competição, sábado e domingo (14 e 15), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos montou um espaço – Lounge da Diversidade – para receber os participantes e visitantes e prestar informações sobre as ações do Estado para a comunidade LGBT. Foram distribuídos materiais informativos, folders e leques, explicando o trabalho que é feito pela coordenadoria da Diversidade Sexual, o que é LGBTfobia, saúde, e onde buscar ajuda e denunciar abusos.
A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SDSTJDH, Maria da Graça Paiva, e o Coordenador de Diversidade Sexual, Douglas Dávila, participaram da solenidade de abertura da competição ao lado da Coordenadora da Diversidade Sexual da Prefeitura de Porto Alegre, Dani Boeira, do Coordenador da Política LGBT da Prefeitura de Canoas, Carlos Alberto de Azevedo, do presidente da equipe Magia e Coordenador do evento, Carlos Renan Evout, e do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves.
Champions Ligay, é o nome dado ao brasileirão de futebol society formada por atletas amadores homossexuais. Porto Alegre foi sede desta segunda edição da Champions Ligay, que contou com a participação de 12 equipes, 260 atletas, e convidados. Participaram as equipes: BeesCats e Alligaytors (RJ), Futeboys, Bulls , Afronte e Unicorns (SP), Bravus (DF), Bharbixas (MG), Capivaras (PR) Sereyos (SC), PampaCats (RS), e os anfitriões Magia (RS).
da Ascom/SDSTJDH