O restaurante Prato Cidadão do Centro voltou a funcionar depois de ter sido fechado para melhorias em março deste ano. O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), reabriu o restaurante readaptado para acolher um maior número de pessoas, no dia 29 de outubro. O estabelecimento está funcionando em novo endereço, na rua dos Andradas nº 465.
A secretária da Seas, Regina Fernandes, disse que a mudança aconteceu por causa do grande fluxo de pedestre e veículos (carros de passeio e ônibus) na esquina da rua Floriano Peixoto e Andradas. “O novo ambiente foi totalmente adaptado para fornecer 600 refeições ao preço de R$ 1 por pessoa e encontra-se em local mais estratégico para oferecer maior conforto e comodidade na hora da alimentação”, disse.
O Prato Cidadão faz parte do Programa de Garantia à Alimentação Adequada criado pelo Governo do Amazonas em 2004. Além do Centro, os restaurantes populares funcionam na avenida Grande Circular, bairro São José, zona Leste; avenida São Pedro, bairro Compensa, zona Oeste; rua 12, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste; rua Nova Jerusalém, bairro Novo Israel, zona Norte e Jorge Teixeira, zona Leste.
Em oito anos, o programa Prato Cidadão serviu mais de 5,2 milhões de refeições, garantindo benefício direto a 177.926 pessoas cadastradas nos restaurantes. No período de 2004 a 2011, só o restaurante do Centro serviu 1,073 milhão de pratos, às 32.223 pessoas cadastradas. “A orientação do governador Omar Aziz é oferecer à população uma alimentação rica em proteínas e com valor calórico balanceado”, disse a secretária da Seas.
Regina Fernandes disse, também, que o objetivo principal do programa é garantir o direito à alimentação adequada à população, como estabelece a nova redação do artigo 6º da Constituição Federal. O projeto é destinado às pessoas que fazem suas refeições fora do domicílio ou em situação de vulnerabilidade social, garantindo uma alimentação diária ao preço de R$ 1.
Ascom Seas