O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), promove de 10 à 16 de dezembro, os últimos atendimentos no ano de 2012 de duas das embarcações do Pronto Atendimento Itinerante (PAI). Os barcos Puxirum e o Purixum II estão respectivamente na comunidade de Novo Remanso, no município de Itacoatiara (a 265 quilômetros de Manaus) e em Careiro da Várzea (a 25 quilômetros), oferecendo gratuitamente à população da Região Metropolitana de Manaus os serviços da Rede Estadual.
Estas ações também estão inseridas na Campanha Estadual de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento iniciada no dia 20 de novembro e que faz parte do Plano de Trabalho do Pacto Estadual do Enfrentamento ao Sub-Registro Civil de Nascimento assinado entre os governos do Amazonas e Federal.
As embarcações saem de Manaus no domingo, 09. Os atendimentos iniciam na segunda-feira, 10, das 8h às 17h. Na comunidade de Novo Remanso, uma equipe com cerca de 25 profissionais estará realizando emissão de documentação básica (certidão de nascimento, RG, CPF e carteira de trabalho) e oferecendo serviços de assistência social, como cadastro e atualização no programa Bolsa Família.
Já a equipe que estará em Careiro, atenderá o município até o dia 12, e depois seguirá para o atendimento às comunidades rurais Três Unidos, Santa Maria e Bela Vista do Jaraqui, localizadas no entorno de Manaus, até o dia 16, oferecendo os mesmo serviços disponíveis no outro barco, sempre das 8h às 17h.
A Secretária titular da Seas, Regina Fernandes, explica que as metas de atendimento do PAI este ano superaram todas as expectativas. “Só em 2012 foram mais de 230 mil atendimentos no Estado. A expectativa para estas últimas viagens do ano é realizar mais 20 mil atendimentos”, disse.
A comunidade rural de Caramuri, localizada no município de Rio Preto da Eva (distante 80 km de Manaus), também estará recebendo uma ação de cidadania no período de 10 à 15 de dezembro, das 8h às 17h. Os atendimentos serão realizados no Centro Social de Caramuri, onde a comunidade poderá usufruir dos mesmos serviços disponibilizados nas embarcações, que são a emissão de documentação básica e serviços de assistência social.
A prefeitura do município também prepara para a população do local uma programação com atividades culturais e recreativas, palestras, distribuição de material escolar, roupas, brinquedos, almoço e lanche comunitário.