Teve início nesta sexta-feira (24) o Curso de Formação de Gestores Municipais de Juventude, promovido pela Coordenadoria Especial da Juventude da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) para qualificar o trabalho realizado em prol deste público em Sergipe e promover o compartilhamento de experiências locais. Um dos seus principais objetivos é divulgar o ID Jovens junto aos gestores, programa do Governo Federal para jovens de baixa renda, que será lançado em Sergipe em 10 de abril, com a capacidade para atender 200 mil pessoas. O evento reuniu dezenas de secretários municipais e técnicos na Atalaia Nova, município de Barra dos Coqueiros, e tem continuidade neste sábado, 25.
Consta na programação a abordagem de temas como Elaboração de Projetos Sociais, por Maria das Graças dos Santos, coordenadora do Programa Criança Feliz da Seidh; Orçamento e Gestão Pública, por Guilherme Rebouças – superintendente de planejamento e orçamento da Seplag; Planejamento Estratégico, por Antônio Marcos Nascimento – diretor de Orçamento da Seplag; e o mais esperado: Políticas Públicas de Juventude “Possibilidades e Limites – ID Jovem”, por Higor Serra de Souza – representante da secretaria Nacional da Juventude em parceria com a Unesco.
De acordo com Higor, a intenção é capacitar os gestores de Juventude sergipanos para que sejam multiplicadores do programa. “O ID Jovem é voltado para jovens de baixa renda, de até dois salários mínimos. Um dos mecanismos criados pelo Estatuto da Juventude para dar direito à cultura, ao lazer, ao esporte e duas passagens gratuitas de ônibus interestaduais. Viemos fazer essa capacitação para que o gestor possa aplicar no seu município, porque hoje o grande problema é que o ID Jovem é um programa ainda desconhecido, não atendendo ainda nem 1% do seu potencial, que são 16 milhões de jovens – 200 mil só em Sergipe”, explicou.
O secretário Zezinho Sobral esteve presente e falou, para os secretários municipais, sobre a importância dos conhecimentos acerca das ferramentas de gestão. “Acho essencial parabenizar Fredson Santana, nosso coordenador da Juventude, por essa iniciativa e incentivar vocês a absorver o máximo de informações nessa capacitação, porque o caminho é esse. Conhecer planejamento, elaboração de projetos e fluxo é determinante. Vocês vão trabalhar com isso de forma muito presente e quem não entender essa dinâmica não vai conseguir gerir nada, não vai conseguir administrar nem fazer as coisas acontecerem. Em pouco tempo, vocês irão começar a perceber que esse grau de conhecimento é imprescindível. Sem ele, não existe política pública a ser implantada”, disse Zezinho.
Também para Jorge Araújo Filho, secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, a capacitação é indispensável para preparar os jovens para os desafios. “Fizemos questão de trazer nossa equipe para participar desse curso. Acho que os jovens podem dar muito mais. Fizemos muito no passado, fazemos muito no presente e devemos estar qualificados e preparados para o futuro, que só chegará se fizermos ações como essa no presente”, pontuou.
Participaram do evento o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Antônio Hora; a superintendente executiva da Seidh, Roseli Andrade; o coordenador Especial da Juventude Fredson Santana; e representando o prefeito da Barra dos Coqueiros, o secretário de governo, Ariston Porto. Durante a abertura, foram entregues aos gestores 350 certificados de conclusão de curso dos jovens participantes do Projeto X4Change nos seus municípios. Realizado através de uma parceria entre a CEJUV/Seidh e a Aiesec, o projeto promove aulas gratuitas de língua estrangeira para jovens de baixa renda, ministradas por intercambistas.
da Ascom SEIDH