Noticias pelos estados

Governo de Minas inaugura Creas Regional no Vale do Rio Doce

A unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Regional Vale do Rio Doce foi inaugurada na última quarta-feira (13), em Peçanha. O equipamento atenderá indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social do município e também residentes em Cantagalo, Coraci, Frei Lagonegro, Nacip Raydan, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e Virgolândia, e será uma referência da proteção social especial para todos os municípios do Território.

Segundo a secretária de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, além do critério técnico que definiu a implantação do equipamento em uma área socialmente vulnerável, a inauguração do Creas Vale do Rio Doce atende demanda da população do Território, apresentada na primeira rodada dos Fóruns Regionais de Governo.

“O governador Fernando Pimentel determinou que as nossas ações fossem definidas pela população das cidades, pelos prefeitos e vice-prefeitos, que a gente não ficasse tomando decisão no ar condicionado e no carpete da Cidade Administrativa, mas que a gente viajasse e escutasse as cidades para tomar as decisões”, afirmou.

A secretária lembrou que Minas não permite retrocessos no sistema de seguridade social, que sofre cortes orçamentários pelo governo federal, mas, com poucos recursos disponíveis, prioriza as pessoas mais vulneráveis e as cidades menores.

“Não paramos a educação, a saúde, a assistência, e estamos priorizando aqueles que mais precisam, ampliando os serviços, no orçamento do Estado de Minas Gerais”, esclareceu Rosilne Rocha, acrescentando ser papel da Sedese contribuir para a redução das desigualdades, especialmente as regionais. “Não fazemos como se fazia até muito recentemente em Minas, quando os projetos sociais eram implementados em Belo Horizonte ou, no máximo, na região metropolitana. Esse é o terceiro Creas Regional que a gente inaugura, sempre em regiões prioritárias, como no Mucuri, Baixo e Médio Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce”.

Rede de Proteção Social

Com uma equipe de 12 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e administrativos, o Creas Regional será a sede de uma rede de proteção socioassistencial, constituída também por um profissional do Suas de cada uma das sete cidades.

No Creas Regional há a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos – Paefi, que faz atendimento a quem sofre violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, entre outras. A equipe apoia, orienta e acompanha os indivíduos e as famílias que possuem membro em situação de ameaça ou violação de direitos. O objetivo é o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva, sua inclusão no sistema de proteção social e nos demais serviços públicos (conforme necessidade), a restauração e preservação da integridade e das condições de autonomia dos usuários, a contribuição para o rompimento com padrões violadores de direitos no interior das famílias e a prevenção de sua reincidência.

A subsecretária de Assistência Social e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Simone Albuquerque, ressaltou, durante a solenidade de inauguração, a importância da gestão compartilhada pelo Estado e município. “A parceria do Estado com as prefeituras para a constituição de uma Rede de Proteção Social de forma regionalizada é inédita no país e o que viabiliza a política de atendimento e proteção às famílias”, esclareceu.

Enquanto o Estado é responsável pela implantação e manutenção do Creas Regional e pagamento da equipe, os municípios da área de abrangência disponibilizam um profissional do Suas para o atendimento e o encaminhamento dos casos. Já o fluxo de atendimento às pessoas e outras decisões são atribuições do Sistema de Garantia de Direitos, constituído por uma rede de profissionais de diversas áreas daqueles municípios, como representes da Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Polícia Militar e profissionais do Creas.

O Creas Vale do Rio Doce é o terceiro Creas Regional implantado em Minas – os outros dois estão em Almenara e Águas Formosas. “A gente está fazendo o que os nossos recursos permitem, para as pessoas terem alegria de serem recebidas num equipamento estadual que seja de fato acolhedor, com técnicos bem formados, bem preparados. Para que as pessoas saibam que, onde tiver uma situação instalada de violência, para onde devem ser encaminhadas. Isso é cuidar das pessoas, para isso que nós fomos eleitos, para cuidar dos mineiros”, afirmou a secretária.

 

da Ascom/Sedese