Representantes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) reuniram-se na segunda-feira (2), no auditório da Agência da Previdência Social. O objetivo da reunião foi analisar a situação dos municípios atingidos pelas enchentes e implementar um plano de emergência a ser executado de forma conjunta.
Na ocasião, a superintendente do sistema descentralizado da Seades, Cristina Nolasco, falou das ações realizadas pela Seades no pós enchente. “Fizemos 41 visitas técnicas aos municípios atingidos entre junho e julho, enviamos técnicos para a interlocução direta e voluntários e auxiliamos os municípios na elaboração de documentos de cadastros”, disse.
A superintendente falou também dos R$ 3,750 milhões que foram disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a reconstrução dos municípios. “Estamos contratando profissionais em caráter de emergência para auxiliar os municípios. Trabalhamos com parcerias para que juntos busquemos alternativas”, concluiu.
Segundo a presidente estadual do Coegemas, Decite de Sá, a vinda da presidente nacional do colegiado, Ieda de Castro, significa o fortalecimento do grupo. A presidente nacional destacou os problemas encontrados no pós-enchente. “As enchentes só mostraram que temos dificuldades com a estruturação e organização de nossos municípios, vamos unir forças para agir nesta situação”, explicou.
Os participantes da reunião fazem, nesta terça-feira (3), uma visita às cidades devastadas pelas águas para verificar as maiores necessidades das cidades.
Texto/Fotos: Mirella Costa – ASCOM SEADES