Por: André Carvalho
O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) realizou nesta segunda-feira (13), em Brasília, sua primeira reunião de 2012 com gestores públicos, secretários de Estado e Assessores, para debater a Política de Capacitação, Prestação de contas do Fonseas e a eleição da nova diretoria.
O evento contou com a participação do secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, além da secretária nacional de Assistência Social, Denise Collin, onde durante todo o dia debateram junto aos gestores presentes sobre a Política de Capacitação.
O MDS promoverá este ano cursos de técnicas de diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas. Destinado a gestores e técnicos de assistência social, o treinamento foca em especial as ações do Plano Brasil Sem Miséria e a estruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), destacou, Paulo
Jannuzzi.
A ideia é oferecer pelo menos cinco cursos regionais, com aulas expositivas e práticas. As turmas terão até 30 alunos. O público-alvo, além dos gestores e técnicos das secretarias estaduais e das capitais, inclui pesquisadores de institutos de estatística e de departamentos específicos das secretarias de Planejamento.
De acordo com Jannuzzi, a capacitação em monitoramento se deve aos altos investimentos do Brasil em política social. Isso, segundo ele, requer capacitação de gestores e técnicos de modo geral, conhecimentos de gestão de políticas sociais, técnicas para elaboração de diagnóstico, instrumentos de monitoramento e de avaliação, importantes para estruturar as ações da vigilância social.
Durante o dia, foi realizada a eleição para posse da nova diretoria do Fonseas. Em seu pronunciamento, a presidente Arlete Sampaio destacou que o Fórum veio se fortalecendo ao longo do tempo. “Aqui é um espaço de articulação dos secretários de Estado e cada vez mais se mostra ser necessário”. Arlete declarou que durante a gestão 2011, foi um ano muito importante. “Foi uma gestão bastante proveitosa, tivemos a implantação da Lei do SUAS e o fortalecimento do Brasil sem Miséria. Fizemos uma parceira forte com o MDS e conseguimos por diversas vezes a presença da ministra Tereza Campello
em nossos encontros”, informou.
Eleita nova presidente do Fonseas, Maria Aparecida Ramos, atual secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, destacou a importância do cargo e declarou que este Fórum é um lugar de interlocução política. “Este é um momento importante do Fórum e espero nessa gestão que o SUAS possa se intensificar o processo de Consolidação”, finalizou.