O Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas) participa da 2ª Reunião descentralizada e ampliada promovida pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento acontece até esta quinta-feira (8), no Centro de Convenções de Vitória (ES). Cerca de 600 pessoas participam do Encontro que tem como objetivo apresentar a proposta da nova Norma Operacional Básica (NOB) do Sistema Única de Assistência Social (Suas) a partir da perspectiva da gestão estadual, municipal e federal.
A presidenta do Fonseas, Aparecida Ramos de Meneses, durante a abertura do evento, fez ponderações sobre o que ainda precisa avançar na Assistência Social.
“Temos desafios importantes diante das disparidades históricas e persistentes da assistência social e precisamos avançar porque temos indicadores elevados de pobreza, principalemente, nos territórios intra-urbanos. Neste sentido os Estados têm posições estratégicas, principalmente, na relação com os municípios e no cofinancioamento de serviços e coordenação de ações estratégicas”, frisou.
A presidenta do CNAS, Luziele Tapajós, frisou que o novo texto da NOB-Suas vem sendo discutido, foi finalizado e agora está sendo apresentado. “A nova NOB derrubou barreiras de burocratização, em especial as questões sobre o cofinanciamento dos equipamentos e serviços, com o objetivo de dar mais autonomia aos municípios e oferecer aos usuários uma assistência social mais clara, objetiva e eficaz”, disse.
A secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, fez um resumo sobre as quatro Normas Operacionais Básicas do Suas. Ela ressaltou que a primeira foi NOB foi a de 97, que já trazia as competências dos sindicatos, a sistemática de financiamento e a prestação para população através de serviços.
Acompanhe a transmissão ao vivo do evento.
Fotos
Fonte:
Ascom Fonseas