Sem categoria

Estado capacita DHPP sobre Sistema de Proteção a Pessoas

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) de Pernambuco, por meio da sua executiva de Justiça e Direitos Humanos, apresenta, nesta sexta-feira (26), no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, as ações do Sistema de Proteção a Pessoas, que integra o Programa Nacional de Direitos Humanos. O sistema atendeu, este ano, mais de 5.000 pessoas. 300 por ameaça de morte

O objetivo desse trabalho é reforçar a atuação dos programas de proteção e orientar o órgão sobre os requisitos para ajuda a pessoas ameaçadas. De Janeiro deste ano até agora, o sistema atendeu a mais de 5.000 pessoas nos programas de proteção. Deste total, mais de 300 foram protegidas por ameaça de morte.

Segundo Laura Gomes, secretária da SEDSDH, o Sistema de Proteção à Pessoa é formado pelos Programas: de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM); de Assistência às Vítimas, Testemunhas ameaçadas e Familiares de Vítimas de Violência (PROVITA).

Também integram o Sistema os programas de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos (PPDDH); e pelo Nap, Núcleo de Acolhimento Provisório. Também fazem parte do sistema o Centro de Apoio a Vítimas de violência (CEAV); Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra o Idoso (CIAPPI) e Centro Estadual de Combate a Homofobia (CECH).

De acordo com o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a apresentação do Sistema de Proteção a Pessoas no DHPP visa divulgar o trabalho de atendimento às vítimas, e formar os profissionais para que eles possam utilizar essa ferramenta no enfrentamento à criminalidade e no alcance das metas do Pacto Pela Vida.

Ascom Pernambuco