Os usuários que integram as oficinas de artes do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) intensificaram os ensaios para a III Mostra de Artes. A apresentação estimula o potencial cultural e artísticos dos meninos e meninas atendidos no Viva Comunidade, utilizando a arte como forma de inclusão social. Este ano, aproximadamente, 120 usuários do Viva Comunidade subirão ao palco, mostrando as coreografias preparadas, especialmente, para o evento.
Coordenada pela Secretaria da Promoção Humana e Desenvolvimento, a Mostra comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro) e já entrou para o calendário de eventos oficiais do Estado, que é o único do país que desenvolve uma mostra de arte com elenco formado, exclusivamente, por pessoas com deficiência.
A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e Coordenadora das Ações Sociais do Governo de Roraima, Shéridan de Anchieta destacou a importância da Mostra de Artes que proporciona o reconhecimento e valorização da pessoa com deficiência.
“Essa mostra de artes é um momento emocionante que marca a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e, leva ao público, a capacidade e o talento dos nossos meninos e meninas do Viva Comunidade”, afirmou.
Os ensaios são coordenados por uma equipe de 12 profissionais que atuam no núcleo de artes do Centro. A Mostra terá a participação dos grupos de percussão, hip hop, baby ballet, ballet cadeirantes, ballet não cadeirantes, teatro, coral e musicalização.
Evento – Criada em 2010, a Mostra de Artes do Viva Comunidade surgiu com o propósito de valorizar e promover a inclusão social da pessoa com deficiência, através de diferentes manifestações artísticas. A preparação para o evento começa no inicio do segundo semestre e inclui definição do tema, criação das coreografias, elaboração de figurino e ensaios. A Mostra também celebra o momento em que as luzes de Natal do Palácio do Governo são acesas, representando o início do período natalino.
Ascom Setrabes