A Defesa Civil é responsável por um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social, principalmente em grandes eventos e desastres. No Acre, a Defesa Civil Estadual conquistou em dezembro do ano passado um título especial, o de Defesa Civil Nacional, fazendo agora parte do sistema nacional e servindo não somente ao Acre, mas a todo o país.
O coronel João de Jesus Oliveira representou o Acre no curso realizado pelo Grupo de Apoio a Desastres (Gade) no começo de dezembro, com duração de uma semana, que deu o título de Defesa Civil Nacional ao Etado. O curso, promovido pela Defesa Civil Nacional e o Ministério da Integração, teve sua primeira turma voltada para coordenadores estaduais e pretende formar pessoas aptas a trabalhar em grandes desastres e eventos de alto porte, como a Copa do Mundo.
Agora, a qualquer momento, a Defesa Civil do Acre pode ser chamada para fazer parte da equipe de Defesa Civil Nacional. Existente desde 1970, a Defesa Civil Estadual hoje conta com seis pessoas e se confunde um pouco com o papel de atuação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. O coronel Oliveira explica: “Trabalhamos na articulação, prevenção e monitoramento de possíveis eventos. A atitude e a resposta rápida são nossa principal arma”, disse.
Ainda segundo o coronel, a Defesa Civil do Acre alcançou grande respeito nacionalmente com o trabalho intenso demonstrado durante a cheia do Rio Acre, no começo de 2012. Na ocasião, vários membros da Defesa Civil Nacional estiveram presentes ao Acre, apoiando a articulação da ajuda aos desabrigados. “Foi a presença deles ajudando e observando nosso trabalho no ano passado que fez crescer nosso prestígio. Eventualidades necessitam de respostas rápidas e fomos capazes disso”, completa o coronel Oliveira.