Reeducandos do regime aberto da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, receberam nesta semana os certificados pela conclusão do curso de Introdução ao Método “5S”. Ao todo, 20 privados de liberdade participaram da capacitação, que foi oferecida pela gerência de Educação e Qualificação da Secretaria Executiva de Ressocialização – Seres.
A iniciativa visou formar os privados de liberdade dentro dos conceitos de autodisciplina, saúde, limpeza, arrumação e utilização, possibilitando que eles possam aplicar, em breve, o aprendizado nas questões do dia a dia. Além disso, a qualificação contribui para o processo de reintegração à sociedade.
De acordo com o instrutor das aulas e agente penitenciário Aristóteles Custódio, o Método “5S” vem sendo bastante utilizado pelas empresas, o que facilita o acesso do reeducando ao mercado de trabalho. “Gostei muito do interesse e desempenho dos alunos. Tenho certeza que o que aprenderam, abrirá portas quando estiverem em liberdade”, contou.
O reeducando Anísio da Silva não conhecia os conceitos do “5S”. Ele explica que tirou lições para o resto da vida. “Este curso foi muito importante para mim, pois vou mudar o meu jeito de me comportar, principalmente em relação à higiene e a organização”, disse.
Qualificação – Em relação ao ano passado, a Seres vai aumentar a oferta de cursos de qualificação profissionalizante nas unidade prisionais do Estado. Em 2011, cerca de 1,2 mil pessoas foram beneficiadas, enquanto a meta para 2012 é contemplar 2 mil.
Ascom SEDSDH