Noticias pelos estados

Comunidades carentes vão receber auxílio ​para o exercício da cidadania

Estações do Programa Governo Presente vão receber, em breve, o reforço de Comitês Territoriais Prioritários, que são espaços de integração dos órgãos públicos com as comunidades. Com isso, equipes de técnicos passarão a trabalhar as carências, já mapeadas, de cada comunidade em áreas como trabalho, saúde, segurança, etc. A partir de cada diagnóstico, moradores em situação de vulnerabilidade receberão apoio do Governo Paulo Câmara para enfrentar as dificuldades.

A ação foi anunciada, na última segunda-feira (03/07), durante Seminário de Instalação dos Comitês realizado na SEPLAG (Secretaria de Planejamento e Gestão). Participaram integrantes de todas as secretarias estaduais. O Governo Presente é um programa que reúne várias secretarias levando serviços gratuitos para a população carente.  É coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (SEART), dirigida por Anelena Almeida.

No próximo dia 11/07, será realizada uma reunião para definir os próximos passos dos comitês. E no início de agosto, na Estação Ibura/Cohab, em data a ser definida, será dado o pontapé inicial das atividades com os moradores.

Segundo Franca, “o momento é importante para o fortalecimento das ações do Governo Presente, como também das ações previstas no Pacto Pela Vida, que tem como objetivo reduzir os índices de violência”. E acrescentou: “São ações que se manifestam pela prevenção social, e não apenas restritas à área de segurança pública”.

Anelena destacou a importância da instalação dos comitês para as comunidades. “É uma forma de obtermos êxito a partir de uma ação realizada de forma coletiva”, completou.

A executiva de Articulação Social explicou que, a partir da atuação do Governo Presente nos territórios, foi possível identificar as vulnerabilidades  que ocorrem no âmbito escolar e no próprio território. Essa ação culminou na necessidade de serem pensadas, de forma articulada com as secretarias, órgãos e entidades públicas e privadas, através do Comitê Intragovernamental e a Câmara de Prevenção Social, ações que possam ir de encontro a essa realidade, de forma a promover direitos sociais e a valorização da vida e da dignidade individual e coletiva da população carente.

 

COMITÊS

 

São espaços de participação das secretarias e órgãos públicos, visando a estruturação, execução e acompanhamento do plano territorial de ações integradas para atender às vulnerabilidades identificadas em cada território. Cada Comitê será formado pelos técnicos da Estação que coordenam o Comitê, e os representantes das  secretarias dos Governos estadual, federal e municipal que pactuaram projetos, programas e ações.

A partir do diagnóstico identificado pelo Governo Presente, foram compatibilizadas as vulnerabilidades com as ações de políticas públicas organizadas em áreas carentes da cidade. As ações do plano serão monitoradas pelo comitê e por representantes do fórum territorial, instância da sociedade civil organizada. Haverá um encontro mensal, nas Estações Regionais  do Governo Presente, com agenda definida, tendo uma comunidade carente como foco de trabalho.

 

da Ascom/SDSCJ