O mercado potencial de compras de alimentos da agricultura familiar foi tema do 1º Seminário Estadual de Compras Institucionais da Agricultura Familiar promovido nesta quinta-feira (13) em Aracaju (SE). Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), das Forças Armadas e de 27 cooperativas, além de gestores e técnicos, participaram do encontro.
Durante palestra sobre as compras governamentais, a coordenadora-geral substituta de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Cláudia de Paula, destacou como essas aquisições podem aumentar os canais de comercialização dos agricultores. Além disso, ela falou sobre o mercado potencial para 2017.
“Estamos consolidando a implementação da Compra Institucional junto aos órgãos federais. Nossa meta é alcançar até o final do ano R$ 260 milhões em compras da agricultura familiar”, disse.
Cláudia explicou ainda como funciona o portal Compras da Agricultura Familiar, lançado no ano passado pelo MDS. Lá é possível, por exemplo, acessar a lista de órgãos compradores e os agricultores e empreendimentos que comercializam produtos da agricultura familiar. Quase 300 produtores e associações já se cadastraram no site. Outros 1.360 estão sendo inseridos no sistema.
“O portal auxilia órgãos da União, que, de acordo com o decreto 8.473, precisam comprar ao menos 30% dos gêneros alimentícios consumidos de um produtor ou empreendimento familiar”.
Organizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Central de Distribuição da Agricultura Familiar (Centrafes), o seminário contou ainda com uma mostra de produtos das cooperativas locais.
da Agência Brasil