Para fortalecer as políticas públicas sociais e estabelecer uma comunicação direta com os gestores, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) criou um canal de atendimento exclusivo à gestão municipal e entidades de assistência social, o Chat MDS. O serviço, gratuito e instantâneo, permite que dúvidas sobre projetos, programas e políticas sociais sejam esclarecidas.
O Chat MDS estava operando em fase de teste desde 2017. Mas, na última sexta-feira (16), a Central de Relacionamento do ministério expandiu a capacidade operacional do canal, passando a responder sobre todas as ações, programas, serviços e benefícios do ministério. Desde o início deste ano, 347 atendimentos já foram realizados pela ferramenta interativa.
O coordenador-geral da Central de Relacionamento, José Augusto Mello Athayde, explicou que foi realizada uma análise operacional do sistema de atendimento aos gestores. A partir disso, as mensagens instantâneas foram identificadas como a melhor alternativa de comunicação. “Com isso, conseguimos qualificar o relacionamento dos atendentes com os gestores”, ponderou.
Para o secretário de Assistência Social de Pelotas (RS), Luiz Eduardo Longaray, o Chat do MDS agrega informações importantes para os municípios e traz agilidade aos serviços. “O chat dá mais uma alternativa para o gestor, uma vez que responde de forma imediata aos questionamentos, permitindo que um atendimento seja realizado, por exemplo”.
O canal de atendimento exclusivo para gestores municipais e entidades da assistência social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para acessá-lo, entre em: http://chatmdsa.call.inf.br/chat-mds/index.php/.
da Ascom/MDS