Noticias pelos estados

CEARÁ – SPS promove encontros regionais para aprimorar atendimento socioassistencial de povos e comunidades tradicionais do Ceará

Aproximar a Política da Assistência Social dos povos e comunidades tradicionais do Ceará tem sido umas das prioridades da Secretaria da Proteção Social (SPS), que junto com as secretarias da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas, realiza, de maio a julho, oficinas regionalizadas para orientar e aprimorar o trabalho social de mais de 800 profissionais atuantes nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e em toda a Rede Socioassistencial do Ceará.

“O Governo do Ceará tem como umas de suas atribuições estratégicas realizar apoio técnico e formação junto aos municípios. Dentro deste contexto, a SPS executa essas ações para que possamos aprimorar as políticas de assistência social no Ceará. Nesta gestão, a secretária Onélia Santana vem priorizando o trabalho social com as famílias dos povos e comunidades tradicionais, que têm sido cada vez inseridas no Cadastro Único e na política da Assistência Social como um todo”, ressalta Célia Melo.

Nas oficinas serão apresentados o novo sistema do Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris/CE): levantamento do atendimento aos povos originários e comunidades tradicionais do Ceará; o caderno de orientações técnicas ao trabalho social com estas famílias; interface do atendimento e diálogo com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e o nivelamento das políticas públicas da Primeira Infância.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que esta é uma força tarefa na qual os profissionais da SPS estão comprometidos integralmente. “Os povos e comunidades tradicionais têm o direito de acessar seus direitos e a política da Assistência Social é a porta de entrada para muitos destes direitos. Nós estamos capacitando e conversando com os profissionais da Rede socioassistencial dos 184 municípios cearenses para que possamos oferecer um atendimento que respeite e considere as limitações destes povos, possibilitando que tenham acesso aos cuidados e benefícios que têm direito”, reitera a gestora.

Fonte: https://www.sps.ce.gov.br/