Noticias pelos estados

Cartão do Idoso garante passagens de graça neste período de Natal

Já estamos em dezembro, o mês das festas, férias e encontros de família, graças ao Cartão do Idoso, o casal Pedro de Jesus Leite e Maria do Carmo Leite ambos 75 anos, terão a oportunidade de viajar e se confraternizar com familiares em Teresina – PI.

Eles são aposentados e declaram que o benefício faz toda diferença na hora das viagens. “Esse cartão nos ajuda muito, o que gastaríamos com passagens, podemos comprar um remédio ou empregar em outras necessidades”. Declara Pedro.

Segundo o casal, para ter tranquilidade no acesso ao direito de viajar gratuitamente o ideal é procurar os guichês das empresas de ônibus com pelo menos um mês de antecedência e agradecem: “Graças a Deus nunca fomos mal atendidos ou tivemos nosso direito negado, mas procuramos vir com antecedência e com todos os documentos necessários”.

Cartão do Idoso

A gratuidade no transporte interestadual e intermunicipal de idosos com idade igual ou superior a 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos é garantida pelo Estatuto do Idoso, mas no Tocantins o Governo do Estado, buscando facilitar a comprovação das condições exigidas para garantir o direito, criou em 2008 o Cartão do Idoso, um documento emitido pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) para viabilizar o cumprimento da Lei Estadual 2.001 do ano de 2008.

Nos últimos três anos, foram emitidos 26.316 cartões para os idosos tocantinenses, sendo que desses 9.222 foram emitidos em 2017. Para a secretária da Setas, Patrícia do Amaral, o Cartão facilita a vida dos idosos que não precisam apresentar tantos documentos na hora de solicitar as passagens e completa: “A gratuidade no transporte é uma grande conquista para nossos idosos. Junto com essa ação garantimos a eles mais saúde, lazer, conforto entre outros benefícios”.

Para o agricultor familiar aposentado, Raimundo Pereira, 87, o Cartão do Idoso é um aliado no dia a dia. Ele mora em uma pequena chácara próxima ao município de Tocantínia, a 85Km de Palmas, mas de vez em quando precisa vir à Capital por questões de saúde ou outras necessidades. “O cartão ajuda muito porque é uma economia para nós que ganhamos pouco”. Declara o aposentado.

 

da Ascom/Setas