A caminhada Eles Por Elas movimentou a orla de Salvador, na manhã deste domingo (17). Da Barra até Ondina, homens e mulheres deram as mãos e uniram forças na luta pelo respeito e igualdade de gênero. A ação marcou o encerramento dos 21 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres na Bahia.
Presente no evento, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins disse que essa é uma causa de todos. “O Brasil é um dos países com maior índice de violência contra a mulher, e mudar esse quadro é urgente. Estamos aqui para chamar atenção dos homens para essa questão e para conscientizar, cada vez mais, a sociedade nesse aspecto tão importante que é a não violência contra as mulheres”.
Somente entre os meses de janeiro e setembro de 2017, a Bahia registrou 38 casos de feminicídio, quando a vítima é morta apenas pelo fato de ser mulher. No primeiro semestre do ano foram 23 mil episódios de violência, “esses são índices altos, que refletem a nossa realidade. É contra isso que estamos lutando, entendendo que para alcançarmos a mudança da mentalidade machista é necessário envolver os homens e toda a sociedade”, disse a secretaria estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira.
A caminhada contou com a participação do Micro Trio, dos Filhos de Gandhy e da Banda Didá, além de atletas, ciclistas profissionais de Educação Física, dentre outros.
da Ascom/SJDHDS