O segundo dia do Encontro Regional Nordeste do Fórum Nacional de Secretário(a)s de Estado da Assistência Social (Fonseas), em Fortaleza, foi marcado por muitos debates e trocas de experiências visando o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Mais uma vez a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) esteve presente no encontro.
Dentre os assuntos abordados estiveram o novo Bolsa Família e a integração de Programas de Transferência de Renda e Serviços, desafios no aprimoramento da Proteção Social Básica e aprimoramento da gestão do SUAS. A mobilização é uma etapa preparatória para o Encontro Nacional Fonseas, a ser realizado em 23 e 24 de novembro no estado do Rio Grande do Sul.
“Essa é mais uma oportunidade para gestore(a)s e trabalhadore(a)s do SUAS dos estados nordestinos se reunirem para construir estratégias coletivas de consolidação desta importante política pública. A Bahia, mais uma vez, marca presença em discussões fundamentais”, declarou a secretária da Seades, Fabya Reis.
Instrumento de promoção da cidadania
O coordenador-geral de Gestão e Acompanhamento de Contratos da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Murilo Francelino, apresentou os eixos de reconstrução do Bolsa Família, regras específicas que foram ajustadas, estrutura dos benefícios, além de outras mudanças do programa.
“Nós estamos juntos com toda a assistência na construção e reconstrução do novo Bolsa Família que, sem dúvidas, é um instrumento para garantia da renda básica de cidadania. Vocês da assistência social, com todos os obstáculos que foram colocados, se mantiveram firmes. Somos parceiros na execução desta política”, pontuou Murilo Francelino.
Os encontros regionais fortalecem o Fonseas como instância política e representativa dos governos estaduais e do Distrito Federal no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, favorecendo a interlocução entre as equipes técnicas e gestores(as), a integração de ações e a disseminação de inovações na esfera estadual.
Da Bahia também estiveram presentes o diretor do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), Lucas Duarte, o coordenador do CadÚnico e do Bolsa Família, Jaimilton Fernandes, a assessora técnica, Aline Araújo, e a técnica da vigilância socioassistencial, Ludimila Matos.
Fonte: http://www.seades.ba.gov.br/