Noticias pelos estados

AMAZONAS – Centros de Convivência da Família e do Idoso iniciam programação especial no mês de junho com o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), preparou uma programação especial neste mês de junho, aos frequentadores dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) e do Idoso (Ceci). As ações começam com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, que neste ano traz como tema “Acelerar a Restauração da Terra, a Resiliência à Seca e o Progresso da Desertificação”.

Os sete centros de convivência vão tratar o tema com seus frequentadores, formados por todos os segmentos familiares, de todas as idades, que residem nas zonas sul, oeste, norte e leste, chamando a atenção para a necessidade de restaurar a saúde do solo e fortalecer a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas, que têm trazido sérios problema para a sociedade brasileira.

“Vai ter rodas de conversa, tratando sobre a preservação da natureza, coleta seletiva do lixo, plantação de mudas; oficinas com materiais recicláveis, além de visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)”, destaca a coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecasis.

A programação das unidades sociais do Governo do Amazonas vai tratar sobre a Operação Virtude, de combate à violência contra a pessoa idosa, focando no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, com várias ações. Outro destaque é o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que faz parte da Política Nacional de Assistência Social, tratando à prevenção e erradicação de situações de trabalho entre crianças e adolescentes abaixo da idade permitida por lei, 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

E no mês dos festejos juninos, os centros incluirão em suas programações as tradicionais festas juninas, com muitas danças, apresentação de figuras folclóricas e barracas com comidas típicas. Tem também o baile dos namorados, em celebração ao Dia dos Namorados, festejado no dia 12 de junho.

Por ser um mês recheado de eventos, os centros vão oferecer uma gama de serviços à população em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. “Os temas vão ser tratados de forma educativa, sociocultural e de entretenimento”, disse Rita Abecasis, ressaltando que o foco das ações sempre será melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade na qual estão inseridas.

Fonte: https://www.seas.am.gov.br/