Iniciou no dia 04/09, o cadastramento do Programa Jovem Descolado. Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e realizado em parceria com o Governo do Amapá, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Políticas para a Juventude, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a empregabilidade e o empreendedorismo entre a juventude.
O programa tem como público jovens de 18 a 29 anos dos municípios Macapá, Santana e Porto Grande, que sejam beneficiários dos programas sociais do governo federal ou estadual e que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio ou Ensino Superior.
João Felipe Andrade, de 21 anos, buscou atendimento nesta segunda-feira e contou que soube do Programa Jovem Descolado durante o 1º Festival da Juventude.
“Decidi me inscrever no programa porque vi uma ótima oportunidade de me profissionalizar e futuramente conseguir um emprego. Espero que abra muitas portas para mim”.
As aulas inaugurais do Programa Jovem Descolado 2023 estão previstas ainda para setembro, nos dias 15 (Macapá), 16 (Santana) e 17 (Porto Grande).
Acompanhada da mãe, a jovem Sildielly Leal, 18 anos, também busca melhores oportunidades:
“Estou recém-formada no ensino médio e quero me qualificar para conseguir meu primeiro trabalho formal”.
As inscrições seguem até terça, 5. São 250 vagas para residentes em Macapá, 150 vagas para Santana e 50 vagas em Porto Grande. Nesta edição, as formações técnicas terão a duração de 3 meses, durante os quais serão proporcionadas aulas e atividades práticas que simulam as vivências corporativas nas áreas do Empreendedorismo, Inovação e Habilidades Socioemocionais fundamentais para o mercado de trabalho atual.