Noticias pelos estados

AMAPÁ – Dia D de combate à LGBTQIAfobia: inclusão no Programa Amapá Sem fome promove segurança alimentar à população LGBTQIA+

No dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Combate a LGBTQIA+fobia. Em alusão à data, o Governo do Amapá lançou a campanha “Preconceito exclui. Respeito transforma”, para sensibilizar a população e combater a lesbofobia, homofobia, transfobia, além do preconceito contra pessoas queer, interssexuais, assexuais, entre outros.

A Secretaria Estadual de Assistência Social participou das programações do Dia D de combate a LGBTQIA+fobia, com uma ação de inclusão desta população em vulnerabilidade no Programa Amapá Sem Fome. O evento ocorreu nas dependências do Centro de Acolhimento às Mulheres Amapaenses Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexo (Centro AMA LBTI).

Na ocasião, 100 mulheres LBTI+ acolhidas pelos atendimentos do espaço foram beneficiadas com kit alimentos, contendo produtos como arroz, feijão, leite, óleo, entre outros.

“Esta semana já tivemos a formação em atendimento à população LGBTQIA+ para promover o tratamento digno e respeitoso, com técnicos estaduais e municipais que atuam nos equipamentos do SUAS. E hoje estamos mais um a vez junto à SEAS reafirmando que a Assistência Social está trazendo estas pessoas para as ações do Programa Acolher Amapá”, destacou Simone de Jesus, gerente do Centro AMA LBTI.

Umas das beneficiadas com a ação foi a diarista Mariley Nascimento. Acompanhada da neta Pérola, ela contou que por conta de um adoecimento, teve sua renda comprometida. “Espero que essa ação continue, pois assim como eu, muitas pessoas estão precisando, com crianças pequenas.E vai ajudar tanto a mim quanto a minha família”.

A política de Assistência Social é fundamental na proteção social e na garantia de direitos da população LGBTQIA+. Por isso, é essencial que atue no desenvolvimento de serviços, programas, projetos e benefícios para que, além da superação de situações de risco, vulnerabilidade e violação de direitos, haja o alcance da equidade e erradicação de preconceitos.

“Estamos trabalhando para aproximar e alcançar ainda mais a população LGBTQIA+ em vulnerabilidade social com nossos programas e serviços. E o Programa Acolher Amapá vem revolucionando a Assistência Social no estado, juntamente ao Programa Amapá Sem Fome. E atualmente nosso estado lidera o ranking nacional de redução de pobreza extrema”, destaca o secretário adjunto de Assistência Social, Hugo Paranhos.

Fonte: https://sims.portal.ap.gov.br/