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AL define detalhes de parceria com a Danone

Integrantes do Conselho Estratégico do Programa da Primeira Infância e representantes da Danone Brasil iniciaram, nesta quinta-feira (29), o processo de formatação da parceira entre a empresa e o Governo de Alagoas. A ideia central é fortalecer as ações do projeto-piloto, lançado no mês de agosto, em Murici. O encontro, articulado pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, após uma visita à sede nacional da empresa, em São Paulo, reuniu a primeira-dama Renata Calheiros, coordenadora do Comitê Estratégico; a secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska; o secretário-geral da Danone Brasil, Wilson Melo; a gerente de Relações Públicas da empresa, Vanessa Morales, e o consultor Bruno Ambrósio.

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Os diretores da Danone Brasil conheceram o funcionamento do projeto-piloto e destacaram a seriedade do trabalho que começou a ser executado em Murici, no sentido de ampliar a rede de proteção de crianças entre 0 e 6 anos e seus familiares, a partir do trabalho intersetorial nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.“O Estado de Alagoas está de parabéns pelo que eu vi. O Governo tem uma preocupação genuína, real, onde podemos ver medidas concretas tomadas no sentido de fazer com que a primeira infância seja efetivamente cuidada. Ficamos muito impressionados com o que vimos e felizes em ver um governo preocupado com esse tema”, observou Wilson Melo.

De acordo com o secretário-geral da Danone, a parceria com o Estado segue os princípios do trabalho já desenvolvido pela empresa mundialmente, voltado para os primeiros mil dias de vida. “Existe um alinhamento muito grande entre o pensamento do Governo de Alagoas e o pensamento da Danone. Com essas informações que recebemos hoje vamos discutir com o time a maneira que podemos nos engajar, agregar e ajudar a desenvolver esse projeto-piloto na cidade de Murici. Por tudo o que vimos, não resta dúvidas de que a Danone vai estar aqui, ajudando o Programa da Primeira Infância a ser um sucesso”, afirmou Wilson Melo.

Segundo a primeira-dama Renata Calheiros, a partir da experiência em Murici, a proposta é transformar as ações de proteção à primeira infância em uma política pública, incentivando os municípios alagoanos a aderirem aos protocolos do projeto e executarem as ações, sob o monitoramento do Comitê Estratégico e do Comitê Técnico que reúne as três esferas envolvidas, em âmbitos estadual e municipal. “Queremos estabelecer estratégias para tornar essas ações permanentes em todos os municípios que se interessarem e cumprirem os requisitos a serem estabelecidos. Com isso, o Estado passará a monitorar e assessorar os municípios no andamento das ações e cumprimentos das metas”, explicou a primeira-dama.

Na avaliação do secretário Antônio Pinaud, o reforço da Danone às ações em defesa da primeira infância, ao lado dos atuais parceiros do projeto-piloto, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), amplia os horizontes para a formação de uma nova geração de alagoanos. “O projeto começou com 3.800 crianças em Murici, mas pretendemos chegar a 40 mil crianças entre 0 e 6 anos que vivem em situação de vulnerabilidade no Estado. Com essas parcerias estamos montando um novo retrato de Alagoas para as próximas décadas. Isso terá reflexos nos índices de violência, evasão escolar e nos gastos com saúde. O Governo de Alagoas está dando a atenção a esse tema e, ao lado dos nossos parceiros, vamos alcançar nosso objetivo: garantir o direito de todos os alagoanos a uma infância saudável e a um futuro melhor”, disse Pinaud.

Projeto-piloto

O projeto-piloto da Primeira Infância é uma iniciativa intersetorial que reúne as secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Saúde (Sesau) e Educação, sob a coordenação estratégica da primeira-dama Renata Calheiros. O município de Murici foi escolhido para sediar o projeto-piloto do Programa da Primeira Infância por diversos fatores, positivos e negativos, entre eles sua proximidade com a capital alagoana, a existência de creches e hospital, sua baixa capacidade de investimentos públicos e carência em capacitação e treinamento voltados à primeira infância.

Danone

Atuando no Brasil há 45 anos, a Danone apresenta hoje um faturamento mundial de 30 bilhões de euros por ano. Com seu portfólio voltado para a nutrição saudável, a empresa trabalha os nichos de produtos lácteos, água, nutrição especializada (voltada para consumidores com restrições médicas) e nutrição infantil, dominando, neste último, 48% do mercado nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seads/Texto: Petrônio Viana

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