Os catarinenses com mais de 60 anos terão 12 Centros Dia para atendimento aos idosos com investimentos previstos de R$ 4,6 milhões até 2014. Os Centros são pioneiros no país e a estimativa é de que possam atender a 600 idosos por dia.
A construção dos centros é iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), e integra o Pacto pela Proteção Social, que prevê aplicação de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014.
As unidades ajudarão as famílias a cuidarem dos idosos para que não tenham seus direitos violados. Os Centros Dia atenderão aos idosos em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência discriminação e preconceito, incluindo as famílias e cuidadores. Estima-se o atendimento de 600 pessoas por dia nos 12 Centros Dia.
Os idosos serão encaminhados pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). O Creas é um serviço de orientação e apoio às famílias com direitos violados como população de rua, crianças e adolescentes em medidas socioeducativas, entre outros.
Para receberem os Centros os municípios precisam seguir alguns critérios, dentre os quais possuir Creas instalado, ter respondido ao Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em 2011; ter instalado o Conselho Municipal do Idoso e possuir Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos.
Também são levados em consideração o número de idosos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) no município; o número de casos acompanhados pelos Creas, o registros de ocorrências de violências domésticas contra o idoso e infrações que constem no Estatuto do Idoso, tendo por fonte os dados das Delegacias de Polícia.
O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, ressalta que o debate das políticas públicas para os idosos é fundamental. “O governo está empenhado em promover atendimento integrado a essa população com serviços de assistência social, nutrição e lazer. Idoso feliz e ocupado não fica doente”, pondera.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Estado possui 656.913 idosos, o que representa 11% da população catarinense.
Perfil do idoso no Centro Dia
– A partir dos 60 anos
– Prioritariamente idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou inseridos no CadÚnico do governo federal.
O que os espaços devem oferecer:
– Sigilo, conforto e acessebilidade aos usuários
– Recepção
– Banheiros com chuveiro masculino/feminino
– Refeitório
– Cozinha
– Despensa de alimentos
– Despensa para materiais para manutenção dos serviços/base física
– Lavanderia
– Sala para equipe de referência e coordenação
– Sala para atendimento individual/familiar
– Sala para atendimento em grupo
– Espaço de lazer e atividade física, externa e interna
– Espaço para atividades socioeducativas (informática, trabalhos manuais, oficinas artísticas e culturais, biblioteca, videoteca, jogos, etc)
– Salas para descanso
– Quartos para descanso (femininos e masculinos)
Serviços a serem oferecidos:
Acolhida, informação, comunicação e defesa de direitos; articulação com os serviços de políticas públicas setoriais; articulação da rede de serviços socioassistenciais; articulação interinstitucional com o Sistema de Garantia de Direitos; atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, dentre outros.
Ascom SST/SC