Gramado recebeu, nos dias 2 e 3 de outubro, o Encontro Regional Sul do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS), evento que marcou os 30 anos da entidade e reuniu representantes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina para debater os rumos da política de assistência social no país.
Com o tema “O SUAS no planejamento do desenvolvimento regional: papel dos estados e da Assistência Social no enfrentamento das desigualdades”, a programação contou com painéis sobre planejamento, monitoramento e avaliação do SUAS, além da elaboração das diretrizes regionais no contexto do desenvolvimento territorial. Também foram apresentadas experiências locais, como o projeto coletivo Valentinas, de Gramado, iniciativas do Instituto Elisabetha Randon e ações do Senac.
O secretário de Desenvolvimento Social do RS e vice-presidente do Fonseas Região Sul, Beto Fantinel, destacou a relevância da integração: “Os estados têm a missão de articular territórios, potencializar capacidades locais e integrar a assistência social. Que possamos sair daqui com novas perspectivas e a convicção de que, juntos, somos capazes de construir políticas públicas mais inclusivas e resolutivas.”
A representante do Fórum Nacional de Usuários do SUAS (FNUSUAS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Solange Bueno, reforçou a centralidade do encontro: “Nós não estamos falando de uma política qualquer, mas de uma política que transforma, que dá dignidade, que faz com que as pessoas se tornem cidadãs capazes de requisitar seus direitos.”
O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (Sedes), por meio da Escola de Desenvolvimento Social, com apoio da Prefeitura de Gramado. Entre os palestrantes estiveram Maurien Randon Barbosa (Instituto Elisabetha Randon), José Arimatéia de Oliveira (Fundo Nacional de Assistência Social) e lideranças da assistência social da região Sul.