O programa Corra pro Abraço, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), está realizando durante esta semana, no Instituto Anísio Teixeira, localizado no bairro de São Marcos, em Salvador, o Ciclo Formativo – Aprender, executar e trocar práticas exitosas.
A atividade tem como objetivo preparar as equipes que estão atuando na expansão do programa nos municípios de Barreiras, Porto Seguro, Juazeiro, Lauro de Freitas e Salvador (Centro Histórico).
De acordo com a titular da Seades, Fabya Reis, o encontro contribui para que as organizações executem o Corra pro Abraço de forma mais efetiva. “A formação é o momento para a gente fortalecer nossa rede de execução e também os elementos exitosos nos vários territórios do nosso programa. Através do conjunto de mesas é discutida toda a metodologia, experiência e desafios para que o Corra siga sendo aprimorado”, explica.
O superintendente de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), Gabriel Oliveira, conta que o encontro colabora para a atuação coletiva dos profissionais. “Estamos reunindo as novas equipes do Corra pro Abraço, que vão fazer parte desse processo, para um ciclo formativo de 3 dias, debatendo todas as estratégias e questões relacionadas à política de cuidado e redução de danos, que é o cerne do programa”, pontua.
Para o coordenador do Corra pro Abraço em Juazeiro, Roberto Júnior, o ciclo formativo é de suma importância para a formação das equipes de interiorização do programa. “É um momento oportuno para a gente estar aprendendo mais. Estamos alinhando também a nossa prática e a forma que o programa é executado”, diz.
O coordenador do programa em Porto Seguro, Felipe Viana, aponta a relevância da troca de experiências durante o encontro. “A prática alimenta novas formas de produção e técnicas de redução de danos. Eu acho que a teoria também é importante para que a gente continue alinhado nessas práticas que produzimos nos territórios”.
Fonte: https://www.ba.gov.br/