O Governo de Alagoas deu início aos trabalhos de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), conforme orientação do governo federal. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Seades) já reuniu o corpo técnico para auxiliar a elaboração do Plano de Ação, orientando e assessorando as equipes municipais na busca ativa de famílias em vulnerabilidade social, principalmente as pertencentes a Grupos Populares Tradicionais Específicos (GPTEs).
A secretária da Seades, Kátia Born, ressaltou que haverá um encontro com os coordenadores municipais do CadÚnico e do Programa Bolsa Família para discutir sobre a atualização cadastral. O sistema, que deve ser atualizado até março, permite o acesso das populações a Programas Sociais do governo federal, bem como aos Serviços Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Na verdade, é uma ação contínua desenvolvida pela Seades, prevista no nosso Plano de Governança. O governo do presidente Lula e do governador Paulo Dantas têm a missão de qualificar os dados do CadÚnico, garantindo assim que os benefícios cheguem a quem, de fato, tem direito”, ressaltou Kátia Born.