Noticias pelos estados

CEARÁ – Atletas da Vila Social do Canindezinho se destacam no basquete e ganham bolsa de estudos em Centro Universitário

O basquete chegou às periferias de Fortaleza e vem transformando a trajetória de jovens como Joabe Melo, 18, e Gabriel Amorim, 17, que, recentemente, conquistaram uma bolsa de estudos no Centro Universitário UniAteneu. Gabriel está terminando o terceiro ano em uma escola de tempo integral e já sabe o que vai cursar no próximo ano, quando entrar na universidade. “Faço escola profissionalizante e estudo desenho da construção civil, pretendo seguir nessa área e cursar Engenharia Civil, no próximo ano. Fiquei muito feliz porque agora sei que vou poder estudar e continuar treinando o basquete, tudo no mesmo espaço. Meu sonho sempre foi ser um jogador profissional e sei que tudo que está acontecendo comigo agora é fruto desse sonho” conta o adolescente.

Quando tinha 14 anos, Gabriel começou a treinar despretensiosamente na quadra da pracinha perto da sua casa, no bairro Siqueira, e foi ali que ele se identificou com o basquete. “Logo que soube da inauguração da Vila Social do Canindezinho, que fica próxima da minha casa, corri para me inscrever e participar das aulas de basquete. Esse lugar é uma segunda casa pra gente”, explica Gabriel, que aprendeu com o professor de basquete da Vila que vale sempre a pena acreditar no sonho que se tem. “Agora seguirei meus treinos como atleta da UniAteneu e levarei para lá tudo que aprendi aqui na Vila”, explica o atleta.

A Vila Social do Canindezinho faz parte dos 12 núcleos da Secretaria da Proteção Social (SPS), que realizam aulas de basquete para adolescentes dos 14 aos 18 anos. Ao todo, 506 alunos treinam basquete nos equipamentos da SPS. Cada equipamento forma duas turmas de 25 alunos e funciona com cadastro de reserva. Nove dos 12 núcleos ainda têm vagas abertas para meninos e meninas que tiverem interesse em participar da atividade. Todo material necessário para a prática do esporte é entregue pela SPS.

Assim como Gabriel, Joabe Melo também está comemorando a bolsa de estudos e lembra que sempre vale a pena se esforçar pelo que se quer de verdade. “Três vezes na semana pego um ônibus para poder participar das aulas de basquete. Estou treinando há quatro meses na Vila Social do Canindezinho e isso tem ajudado no meu desenvolvimento de várias formas. Tenho autismo leve e neste espaço me sinto incluído de verdade”, conta Joabe, que está cursando o 1° ano do ensino médio, mas já faz planos para quando estiver na universidade. “Quero cursar Educação Física e vou seguir treinando para me tornar um atleta profissional”, completa Joabe.

Fonte: https://www.sps.ce.gov.br/